Adece assina convênio para nova expansão de empresa calçadista em Senador Pompeu
6 de agosto de 2017 - 22:23
Na contramão da crise, o Ceará terá mais uma fábrica de calçados a ser expandida no interior do Estado. Um convênio entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Calçados Senador Pompeu foi assinado na tarde desta sexta-feira (4), de Senador Pompeu, distante 275 quilômetros de Fortaleza. A ampliação será responsável pela geração de 1.000 empregos diretos na região.
De acordo com a presidente da Adece, Nicolle Barbosa, será construído um galpão industrial com área de 3.192,63 metros quadrados (m²) a ser concedido em regime de comodato para a expansão da fábrica. “Além dos 1.000 empregos diretos gerados, mais 1.480 oportunidades de trabalho indiretas estão previstas com o crescimento da fábrica. É uma vitória não só para Senador Pompeu, mas para os municípios vizinhos”, comemora.
Um total de R$ 1.500.000 será investido pela empresa, que comercializa em todo o território brasileiro e exporta para mais de cinco países. A indústria detém três marcas próprias (Star Tech, Diversão, e Urban Boards) e ainda fabrica outras licenciadas, como Coca Cola, Capricho, Disney e Reserva.
Setor em expansão
O segmento calçadista cearense vem dando sinais de reação ao cenário de crise econômica vivenciado em todo o País. Maior exportador em número de pares do Brasil, o Ceará também tem elevado a receita em relação ao ano imediatamente anterior, demonstrando aumento de valor agregado dos produtos.
Em abril deste ano, a Adece anunciou ainda a ampliação da Sapatoterapia, em Aracati, com mais 200 empregos diretos gerados. Em junho, a presidente da Agência conduziu uma comitiva formada por 10 prefeitos cearenses para a Francal 2017 – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, em São Paulo, com o objetivo de prospectar indústrias. No mês anterior, a executiva esteve no município de Franca, no mesmo estado, iniciando diálogos com possíveis investidores.
“Temos boas perspectivas de trazer mais indústria de calçados para o Ceará. Temos grande demanda por empregos em todo o Estado e a indústria calçadista é grande empregador de mão de obra intensiva. Para além dos calçados, faremos frente em busca por novas indústrias de confecções que também emprega muita gente.”
Nicolle lembra que o Estado tem trabalhado ainda a nova economia por meio da atração de empresas que tragam inovação, tecnologia, ciência, pesquisa e desenvolvimento em especial nos setores de energias renováveis, saúde e tecnologia da informação, e salienta que a parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) tem sido fundamental na nova dinâmica de trabalho.
“O governador Camilo Santana vem cumprindo o papel de preparar o Ceará para à Nova Economia, que passa pela educação, qualificação profissional e infraestrutura. Já somos referência nessas áreas e apesar da crise o Governo tem mantido seu nível de novos investimentos. O papel da SDE é muito importante e o Secretário Cesar tem sido um grande parceiro”, finaliza.