Adece participa XXX Congresso Brasileiro de Agronomia

12 de setembro de 2017 - 18:29

Entre os das 12 e 15 de setembro Fortaleza será palco de discussão dos assuntos mais relevantes para o agronegócio brasileiro, novos paradigmas voltados para a agronomia e a sociedade nacional e mundial. Em sua terceira década, a 30ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia acontece no Marina Park Hotel e conta com participação da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Com o tema “Segurança hídrica: um desafio para os engenheiros agrônomos do Brasil” a abertura do evento recebeu o governador do Ceará, Camilo Santana.

O chefe do Executivo abriu a programação do evento com uma palestra magna abordando as ações do Plano de Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Estado – Ceará Sustentável e Recursos Hídricos, e explanou acerca dos desafios do Ceará na pesquisa e planejamento por soluções na convivência com a seca. Único engenheiro agrônomo a assumir o cargo de governador no Ceará, Camilo Santana também foi homenageado, na solenidade de abertura, com a medalha Guimarães Duque. A condecoração é a maior comenda da Agronomia, realizada em comemoração aos 90 anos da Confederação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB).

Na quinta-feira (14), o diretor de Agronegócio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Sílvio Carlos Ribeiro, apresentará o “Estudo das Águas – Alocação destinada à irrigação no Ceará”, desenvolvido em 2015 pela Agência. A palestra acontecerá às 14 horas e fará parte do eixo temático Inovações Tecnológicas. 1209cba

O evento

O congresso é promovido e realizado pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB) prevê um público estimado em 1.300 engenheiros agrônomoas e estudantes de todo o Brasil. Realizado bianualmente, esta é a segunda vez que o Ceará sedia o evento, sendo a primeira em 1977.

Aproximadamente 650 trabalhos técnicos serão apresentados durante a programação seguindo cinco eixos temáticos: Recursos Hídricos, Política Profissional, Meio Ambiente e Proteção Sustentável, Segurança Alimentar e Inovações Tecnológicas. O congresso contará ainda com palestras de especialistas nas áreas de meteorologia, recusos hídricos, economia e zootecnia.