Adece fará atualização do Plano de Desenvolvimento da Cajucultura
2 de novembro de 2017 - 01:32
A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) desenvolverá uma série de ações para o avanço da cajucultura em território cearense. A presidente da Agência, Nicolle Barbosa, e o diretor de Agronegócios, Sílvio Carlos Ribeiro, receberam, na última quarta-feira (1º), representantes do setor para tratar o assunto.
De acordo com Nicolle, a Adece está fazendo um balanço dos trabalhos realizados no Plano de Desenvolvimento da Cadeia do Caju (PDCC) e levantando outros trabalhos a serem executados na nova fase.
“O plano foi concebido na Adece em 2014. Vamos levantar o que foi executado em 2015 e 2016 e fazer uma atualização para incluir outras ações a serem trabalhadas até 2025. Passaram-se dois anos e as condições mudaram, como a crise hídrica. O setor sofreu alterações a nível mundial, tendo países como Costa do Marfim, Nigéria e Vietnã despontando. O cenário hoje é diferente e nós precisamos retomar a discussão, traçando um panorama para os próximos anos. Vejo o caju como patrimônio para além de econômico, mas também cultural e social do nosso Estado”, explica a executiva.
O prazo para a atualização do plano está marcado para o dia 20 de novembro, quando será realizada uma reunião com a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cajucultura (CS Caju). Conforme Sílvio Carlos Ribeiro, a ideia é propor ações para o setor produtivo (agricultura), na indústria, na comercialização interna, no setor de capacitação, pesquisa e transferência de tecnologia, além das políticas públicas, como o Fundo de Apoio à Cultura do Caju, criado pelo Governo Federal.