Conselho gestor aprova criação da Câmara Setorial de Economia Criativa na Adece
8 de fevereiro de 2019 - 18:41
O Conselho Gestor das Câmaras Setoriais e Temáticas da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (08), a criação da Câmara Setorial de Economia Criativa do Ceará. A câmara tem o objetivo de identificar os entraves e oportunidades do setor no Estado, apresentando propostas de projetos e soluções ao desenvolvimento econômico, sustentável e competitivo da área. A CS Economia Criativa já nasce com a Câmara Temática da Gastronomia agregada a sua estrutura.
“O que a gente quer com essa nova câmara é facilitar mecanismos de governança para os sistemas produtivos da economia criativa. Com isso, nós pretendemos viabilizar novos processos produtivos, desenvolver estrategicamente novas formas de escoamento da produção e implantar novos modelos de negócios”, explica o presidente da Adece, Eduardo neves.
Com a criação da nova câmara, o próximo passo será a convocação dos representantes do setor para a realização da primeira reunião de trabalho, na qual será eleita a diretoria que irá liderar a câmara e realização do plano de trabalho anual. A criação da Câmara Setorial de Economia Criativa do Ceará foi uma solicitação de entes representantes do setor no Estado, entre eles: Associação Ceará Design, Instituto Iracema, IPLANFOR, OCCA (UECE), SDE (PMF), SEBRAE, SECULT (CE), SECULTFOR, SETFOR, SFIEC, SME (PMF) E FECOMÉRCIO.
No Ceará, os empreendimentos criativos representam 2,4% de todos os negócios do estado, com 21 mil profissionais criativos. Essas organizações são responsáveis pela geração de um PIB Criativo de 2,3 bilhões de reais, que equivale a 1,6% de tudo que é produzido no Ceará, correspondendo ao terceiro maior PIB Criativo do Nordeste e décimo do cenário nacional.