CS Economia Criativa realiza primeira reunião e elege diretoria

15 de março de 2019 - 17:18

A Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) realizou, nesta quinta-feira (14), a primeira reunião da Câmara Setorial de Economia Criativa. Durante o encontro, os participantes elegeram Cláudia Sousa Leitão (Inplanfor), Luis Carlos Sabadia (SFIEC) e Davi Gomes Barroso (Instituto Iracema), respectivamente, presidente, vice-presidente e secretário geral da Câmara. A gestão ficará no comando dos trabalhos pelo período de um ano.

Além da eleição da diretoria, foi apresentado o estatuto da CS Economia Criativa e os canais de comunicação a serem utilizados entre os participantes ao longo das atividades. O grupo também deu início ao desenvolvimento do Plano de Trabalho da Câmara para o ano de 2019.

Criação da CS Economia Criativa
A criação da CS Economia Criativa foi aprovada pelo Conselho Gestor das Câmaras Setoriais e Temáticas da Adece no último mês de fevereiro. A iniciativa foi em resposta a uma solicitação de entes representantes do setor no Estado, entre eles: Associação Ceará Design, Instituto Iracema, IPLANFOR, OCCA (UECE), SDE (PMF), SEBRAE, SECULT (CE), SECULTFOR, SETFOR, SFIEC, SME (PMF) E FECOMÉRCIO.

No Ceará, os empreendimentos criativos representam 2,4% de todos os negócios do estado, com 21 mil profissionais criativos. Essas organizações são responsáveis pela geração de um PIB Criativo de 2,3 bilhões de reais, que equivale a 1,6% de tudo que é produzido no Ceará, correspondendo ao terceiro maior PIB Criativo do Nordeste e décimo do cenário nacional.