Técnicos do Sistema Sedet buscam soluções para o enfrentamento e recuperação da economia

28 de abril de 2020 - 16:04

Joanna Cruz - Ascom Sedet

Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e vinculadas trabalham para subsidiar as tomadas de decisão do Grupo de Trabalho Estratégico, criado a partir dos decretos estaduais 33.547 e 33.554, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) nos dias 21 e 25 de abril.

Esse trabalho contempla Benchmarking de diversos países e estados do Brasil, sobre a retomada das atividades econômicas, paralisadas por conta da pandemia. A idéia é traçar um faseamento para o retorno gradual, conforme Protocolo Geral disseminado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por enquanto a participação dos trabalhos está restrita aos técnicos da Sedet, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Instituto de Pesquisa de Desenvolvimento do Comércio (IPDC – Fecomércio) e da Federação das Indústrias (Fiec).

O grupo está propondo ainda uma grande campanha de conscientização. “Será um trabalho educativo para que todos sejam envolvidos e se sintam comprometidos em seguir as orientações previstas nos respectivos protocolos”, afirmou Marta Campelo, coordenadora da Sedet.

Os técnicos se reúnem diariamente para elaboração dos documentos que serão apresentados, inicialmente ao secretário Maia Junior, que levará ao Grupo de Trabalho que tem participação de diversos secretários de estado e diversas entidades representativas como Fiec, FCDL, Sebrae, entre outras.

Retorno gradual e seguro

O Grupo de Trabalho Estratégico é liderado pela Casa Civil e tem participação da Sesa, Seplag, Setur, Sefaz, Sedet, PGE, PGJ, MPE, MPT, DPGE, OAB, Prefeituras, SRTE e outras entidades parceiras.

O Grupo foi criado para discutir retorno gradual e seguro da atividade econômica, em meio à pandemia do novo coronavírus.O objetivo é planejar ações que, sem perder de vista os cuidados relacionados ao combate à Covid-19, possibilitem toda a segurança necessária à retomada, em breve, do setor produtivo, permitindo a manutenção e a criação de empregos.

De acordo com os decretos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) de 21 e 25 de abril, a comissão reúne representantes do poder executivo, do setor produtivo e de entidades da sociedade civil. A ideia é construir um plano e uma maneira de acompanhamento das ações necessárias ao rápido e seguro restabelecimento da economia cearense impactada pela Covid-19.