Chamamento de prefeituras para adesão ao Ceará Credi; Municípios têm até o dia 30/12/21

7 de dezembro de 2021 - 12:10

A Agência de Desenvolvimento do Ceará S.A. – ADECE, encarregada de operacionalizar o programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi), resolveu, por meio de um chamamento público, ampliar os postos de atendimento e tornar este programa ainda mais abrangente para o interior do Estado do Ceará. As prefeituras poderão fazer as inscrições até o dia 30 de Dezembro de 2021 e o Edital, bem como o modelo do termo de adesão podem ser encontrado aqui edital e termo de adesão) mesmo, no site da ADECE.

O programa Ceará Credi, financiado com recursos do Fundo de Investimento em Microcrédito (FIMP) tem por objetivo ampliar oportunidades de trabalho e renda para empreendedores e trabalhadores autônomos, formais e informais e agricultores familiares, por meio da disponibilização de microcrédito produtivo orientado, capacitação empreendedora e educação financeira em comunidades urbanas e rurais do Estado do Ceará.

O Governo do Estado destinou R$98.600 mil para o FIMP, para operacionalização da carteira de empréstimos, custeio de agentes de crédito e sistemas operacionais. O Programa CEARÁ CREDI iniciou as operações em julho de 2021, inicialmente com 37 postos de atendimento e 96 agentes de crédito. A Plataforma de cadastramento do Ceará Credi já acumulava em outubro de 2021 mais de 50 mil cadastros, tendo sido atendidos até esta data cerca de 12 mil, sendo necessário acelerar e melhorar o atendimento, com a ampliação do número de empreendedores apoiados.

Para tanto é necessário ampliar postos de atendimento e contratar assistentes administrativos, a serem custeados pelas prefeituras municipais, para apoiar os agentes de crédito já contratados pela ADECE. O trabalho dos assistentes administrativos consiste na retaguarda de atendimento, cadastramento e registro de documentação, manejo de informações no sistema operacional do Programa, dentre outros, com os quais será possível aumentar a produtividade dos agentes de crédito, ou seja, o número de operações de crédito aprovadas por agente.

A seleção dos assistentes administrativos deve ser feita em parceria com a ADECE, a qual será responsável pela sua capacitação e seu gerenciamento, com vistas a assegurar princípios e normas operacionais do Programa. Por tudo isso que esse edital é necessário, para que assim, possamos levar este programa ao interior com muito mais eficiência e assim dar o suporte necessário para a população em um momento de recuperação econômica.