APL de moda íntima recebe incentivo com consultorias ofertadas pelo Programa Impulsiona Ceará

14 de outubro de 2022 - 16:17 # #

Os produtores de moda íntima de Frecheirinha, no Sertão de Sobral, estão recebendo consultoria ofertada por meio do Programa Impulsiona Ceará. O Programa é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), apoiada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). A iniciativa fará uma análise operacional das empresas e apresentará caminhos para melhorar o fluxo de caixa, visando a ampliação dos mercados.

A produção de moda íntima foi identificada como um dos 35 Arranjos Produtivos Locais (APL) em funcionamento no Ceará. O Programa tem como foco a cadeia produtiva que engloba do grande ao pequeno produtor, que trabalhe em uma região demográfica delimitada, com governança e identidade entre os serviços.

“O Impulsiona Ceará tem o objetivo de oportunizar, acelerar processos de apoio. Alguns critérios foram respeitados e quatro APL foram priorizados nesta primeira fase. Pretendemos, em breve, aumentar o escopo do trabalho, incluindo dois arranjos que já estão no nosso radar”, afirmou Kennedy Montenegro, secretário executivo de Trabalho e Empreendedorismo.

As empresas do APL de Frecheirinha têm sua produção voltada preponderantemente para o mercado local, em especial a cidade de Fortaleza. Porém, atua em mercados já consolidados, fora do estado do Ceará, como nos estados do Maranhão, Piauí, Alagoas, Sergipe, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Consultoria

A consultoria ofertada aos produtores, de forma coletiva, é realizada por meio de um seminário e de um trabalho individual de visita a cada uma das empresas contempladas com a iniciativa, cujo início ocorreu neste mês de outubro e deve ir até dezembro deste ano.

“O APL de Frecheirinha tem uma associação forte e organizada, o que colaborou para abrir espaço para nossos técnicos fazerem o mapeamento e o diagnóstico do que precisava ser feito. O Centec vai oferecer consultoria para melhorar margens de lucro e a identidade visual do pólo comercial. Isso pode jogar luz para a grande vocação que eles têm para o setor de moda íntima”, disse Marcos Renan Magalhães, economista e pesquisador do Centec.