Hidrogênio Verde: Adece recebe representante do Banco Mundial para discutir parcerias

28 de outubro de 2022 - 20:43 # #

Uma parceria entre o Banco Mundial e o Governo do Ceará com intuito de potencializar os esforços e dotar o Estado com infraestrutura necessária para receber indústrias de Hidrogênio Verde foi assunto abordado em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (28), na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Na ocasião, o presidente Francisco Rabelo recebeu o secretário executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando, e a Gerente de Prática Global de Energia e Indústrias extrativas do Banco Mundial, Stephanie Gil.

A reunião contou ainda com a participação do coordenador de Atração de Empreendimentos da Cadeia Produtiva do Hidrogênio Verde, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Constantino Frate; e das participações virtuais da secretária executiva da Indústria Sedet, Roseane Medeiros; dos representantes do Banco Mundial Pierre Audinet, Carolina Lopez e Susana; da secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba e do auditor fiscal Paulo Rocha.

“O Banco Mundial vem escolhendo o Ceará como case de sucesso em relação ao Hidrogênio Verde. A instituição manifestou interesse em realizar algumas ações em parceria com o Governo do Ceará. A ideia é unir esforços para viabilizar os projetos”, explica o presidente da Adece, Francisco Rabelo.

Após o encontro, a representante do Banco Mundial foi recebida pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior e o presidente do Sindienergia Ceará, Luís Carlos Gadelha.

Na última quinta-feira (27), o presidente da Adece esteve em outro encontro com representantes do Banco Mundial e do Governo do Ceará na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Na oportunidade, foi dado início à análise da Carta Consulta para operação de crédito, de cerca de US$ 100 milhões, para investimento no Programa de Transição Energética Justa para o Estado do Ceará – Ceará Verde. O documento, construído com a participação da Adece, está sendo avaliado pelo Banco Mundial.

De acordo com o documento, a expectativa é que, por meio do financiamento do Banco Mundial, o Governo do Ceará, por meio de suas vinculadas, invista em suporte à aquisição de bens de capital para empresas de tecnologia e inovação para cadeia produtiva da transição energética com foco no hidrogênio verde (H2V).