Ceará Credi: Adece assina duas novas concessões de crédito para cooperativas de Chorozinho e Quixeramobim

21 de novembro de 2022 - 16:35 # # # # # #

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), por meio do Programa de Microcrédito Produtivo – Ceará Credi, assinou mais dois contratos de financiamentos voltados para cooperativas da agricultura familiar do Estado. As cooperativas da Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc), do município de Chorozinho, e da Regional dos Assentamentos de Reforma Agrária do Sertão Central (Cooperasc), de Quixeramobim, aderiram, na última quinta-feira (17), ao crédito para investimentos em capital de giro e investimento misto (compra de máquinas, equipamentos, capital de giro e insumos).

“Esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações que a Adece vem desenvolvendo em prol da inclusão dos micro e pequenos empreendedores do interior do Estado. A nova linha para cooperativas já liberou mais de R$ 4 milhões em recursos para cooperados de quatro municípios cearenses”, explica o presidente da Adece, Francisco Rabelo. Os investimentos foram destinados para os municípios de Chorozinho, Maracanaú, Santana do Acaraú e Quixeramobim.

Linhas para cooperativas

Em 2022, a Adece iniciou uma nova linha de crédito voltada para cooperativas da agricultura familiar e economia solidária no âmbito do Programa Ceará Credi. A iniciativa visa beneficiar pequenos produtores organizados em cooperativas que necessitam de crédito para alavancar suas agroindústrias ou que participam do Programa de Compras Governamentais.

Para Sheila Rodrigues, consultora da Coopalc, a nova linha de crédito chega para agregar no processo de desenvolvimento das cooperativas cearenses. “Estamos dando mais um passo importante no processo de organização da produção cooperativista no Estado. Demos um salto enorme quando conquistamos o Projeto São José, as implantações das agroindústrias e, agora, estamos avançando mais com o aporte dado para o capital de giro. As duas cooperativas que assinaram com a Adece já têm experiência de comercialização, de feira e de mercado convencional. Eu acredito que a gente pode afirmar que somos exitosos nesse processo e temos muitos pontos ao nosso favor para estabelecermos uma parceria contínua e próspera para o setor cooperativista cearense”, explica Rodrigues. A Coopalc e a Cooperasc trabalham, respectivamente, com o beneficiamento de castanha/polpas de frutas, e leites e derivados.

Na concessão da linha de crédito para cooperativas, a Adece conta com a parceria de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que compõem a equipe técnica que avalia as solicitações de crédito com especialistas em cooperativismo.