Ceará Credi inicia operação da atendente virtual Ceiça

5 de janeiro de 2023 - 14:09 # # # #

Com o objetivo de disponibilizar um canal de comunicação direto e eficiente com os clientes, o Programa de Microcrédito Produtivo do Governo do Ceará (Ceará Credi) inicia, nesta quinta-feira (04), a operação da atendente virtual: Ceiça. A ferramenta faz parte da nova Central de Atendimento ao Cliente do programa e funcionará por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp pelo número: (85) 3108.2697.

Atualmente, o Ceará Credi registra uma média de 150 interações por dia. O novo canal foi desenvolvido a partir da catalogação das principais dúvidas apresentadas pelos clientes e vai disponibilizar informações sobre orientações cadastrais, status do atendimento, atualização de cadastro, solicitação de boletos, renovação de crédito, entre outros serviços. O atendimento funcionará no formato híbrido, com interações feitas por meio da Ceiça (bot) e um chat com assistentes administrativos do Ceará Credi.

Sobre o programa

O Programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi) é uma iniciativa do Governo do Ceará que visa ampliar oportunidades de trabalho e renda para microempreendedores, trabalhadores autônomos, formais e informais, e agricultores familiares, por meio da disponibilização de crédito produtivo orientado, capacitação empreendedora e educação financeira. Lançado em abril de 2021, o programa é operacionalizado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e foca na inclusão produtiva e financeira da camada mais vulnerável da população cearense.

O programa já liberou mais de R$ 120 milhões em créditos contratados. Desde a sua criação, cerca de 75 mil pessoas foram atendidas pelo programa e aproximadamente 46 mil pequenos negócios foram financiados no Estado.

Uma das principais características do programa é a inclusão produtiva e financeira de mulheres e de pessoas em situação de vulnerabilidade no Estado. Atualmente, 50% do público feminino que acessou o crédito por meio do programa são chefes de família. Também foram financiados empréstimos para Pessoas com Deficiência (PCD), mulheres vítimas de violência e egressos do Sistema Prisional.