CS Energias envia contribuição para Plano de Trabalho Nacional do Hidrogênio 2023 – 2025

2 de fevereiro de 2023 - 09:16 # # # # #

A Câmara Setorial de Energias da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) enviou, na última quarta-feira (1º), uma contribuição à Consulta Pública do Ministério de Minas e Energia (MME) do Governo Federal sobre o Plano de Trabalho Trianual do Programa Nacional do Hidrogênio (2023 – 2025). No documento, o grupo ressaltou a importância de traçar estratégias e metas mais concretas para alcançar resultados em consonância com o desenvolvimento do mercado em outros países. O documento elaborado pela CS Energias usou como base mais de 30 planos e roadmaps internacionais.

A contribuição foi apresentada e aprovada durante reunião virtual realizada no último dia 27 de janeiro. Na pauta, membros da câmara assistiram a apresentação Benchmarking Roadmaps Nacionais de Hidrogênio, realizada pela consultora internacional da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) Mônica Saraiva Panik. Durante o encontro, foram compartilhadas as estratégias nacionais e boas práticas já implementadas em outros países para o desenvolvimento do hidrogênio verde. Dentre as ações, o documento destaca as que já estão em execução em países como Chile, Estados Unidos, Japão, França e Espanha.

A reunião também contou com um depoimento de Luis Viga, Country Manager da Forstescue. Em uma breve fala, o executivo agradeceu pelo projeto voltado para o desenvolvimento de hidrogênio verde para o Brasil, especialmente, o que está em execução no Ceará. De acordo com ele, o projeto do Pecém é um dos prioritários da companhia no mundo.

“Estamos tendo a oportunidade de ver no H2V uma legislação bem consolidada, o próprio Porto (do Pecém) e, principalmente, a vontade dos cearenses de fazerem o projeto como vetor para que tenhamos sucesso nessa empreitada. Hoje, estamos fazendo um estudo para uma planta no Pecém, que está muito avançado. Estudo de engenharia ambiental, de impacto na comunidade, com contrato com a UFC. O projeto está andando e, confirmada a viabilidade, começamos a construção em breve”, afirmou o executivo.