Danilo Serpa participa de reunião no Ministério da Economia

3 de fevereiro de 2023 - 10:32 # #

 

Com o objetivo de alavancar os projetos em andamento no Estado e estreitar os laços com o Governo Federal, de olho na captação de novos investimentos, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa; e o presidente da, ZPE Ceará, Eduardo Neves, participaram de reunião nesta quinta-feira (2), em Brasília, com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), que agora faz parte da pasta.

Durante o encontro, realizado na sede do Conselho, no MDIC, os representantes do Ceará foram recebidos pelo chefe de gabinete do MDIC, Pedro Guerra – principal colaborador do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin – pela secretária-executiva do CZPE, Carolina Aragão, além de outros representantes da entidade. Na ocasião, os gestores cearenses apresentaram a infraestrutura do Estado e os grandes diferenciais do Ceará, como o Hub de Hidrogênio Verde, e se mostraram satisfeitos com o interesse do Governo Federal em impulsionar esses projetos.

Conforme Danilo Serpa, a reunião trarou de uma agenda de desenvolvimento de negócios para o Estado. “Apresentamos o que o Ceará tem feito nos últimos anos, principalmente na área de hidrogênio verde, a ZPE e a parceria com Rotterdã. Também levantamos outras pautas relacionadas a empresas de exportação. Propusemos algumas parcerias e, pelo fato do Ceará ter a única ZPE em operação no Brasil, eles gostaram bastante e vamos avançar em uma agenda positiva de desenvolvimento do Estado do Cerá. Estamos seguindo as diretrizes do governador Elmano de Freitas e, tendo em vista o melhor alinhamento com o Governo Federal, alcançaremos mais resultados com essas parcerias”, completa.

“Temos vários projetos em andamento, para aprovação no CZPE, então foi importante termos esse contato mais direto para que o Governo Federal possa entender melhor todas as necessidades e características da ZPE Ceará, que é um case de sucesso no Brasil. Também ficamos muito satisfeitos com o novo posicionamento do Conselho, dentro do MDIC, e com a importância que a atual gestão pretende dar ao regime de ZPEs no Brasil. Há o interesse de todos em alavancar as exportações brasileiras e não há dúvidas de que a ZPE é o instrumento ideal para isso acontecer, pois é uma política de sucesso adotada no mundo inteiro”, comenta Eduardo Neves.

Aproximação com ApexBrasil

Na quarta-feira (1º), os presidentes da ZPE Ceará e da Adece também estiveram com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, na sede da entidade nacional.

Os gestores cearenses levaram o desejo de expandir a parceria com a Apex para promover o Ceará, as riquezas geradas no Estado e alavancar a atração de novos investimentos. A reunião também contou com a participação da diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, e do gerente do gabinete da Presidência da entidade, Igor Brandão.