Governador Elmano de Freitas destaca ações realizadas pela Adece em Mensagem Governamental

6 de fevereiro de 2023 - 11:33 # # # # # # #

Governador Elmano de Freitas faz a leitura de sua mensagem para a Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Carlos Gibaja

O governador Elmano de Freitas realizou, na última quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), a leitura da Mensagem Governamental. A solenidade foi conduzida pelo deputado estadual e presidente da Alece, Evandro Leitão, com as presenças da vice-governadora Jade Romero, dos secretários e secretárias de Estado e deputados e deputadas estaduais.

No discurso, Elmano de Freitas apresentou um balanço do que vem sendo realizado pelo Governo do Ceará e o que deve ser priorizado na sua gestão ao longo deste ano. Entre as ações executadas pela Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), o governador destacou a aprovação, em 2022, de 47 protocolos de novas empresas interessadas em se instalar no Estado por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Condec). Ao todo, a vinda de tais empreendimentos representa a geração de 9.417 novos empregos diretos para o Estado.

Um outro assunto destacado pelo governador em sua fala foi o Programa de Microcrédito Produtivo (Ceará Credi) que em 2022 teve um aumento de 208,89% na oferta de microcrédito em relação a 2021. Desde a sua criação, o programa já viabilizou o financiamento de 45.938 empreendedores informais, trabalhadores autônomos, microempreendedores individuais (MEI) e agricultores familiares cearenses. O montante financiado, exclusivamente com recursos do Tesouro do Estado, compreendeu R$ 117.791.879,99 no biênio 2021-2022. Somente em 2022 foram 34.704 microcréditos concedidos, o que representaram R$ 85.873.319,10 emprestados.

Indústria

Entre as principais realizações executadas no tema Indústria, a Mensagem Governamental destacou o monitoramento de 263 empresas beneficiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), operacionalizado pela Adece. Em 2022, dos 47 protocolos firmados com empresas interessadas em se instalar no Ceará, estima-se o investimento de R$ 744 milhões. Desse total, 15 estão fora da Região Metropolitana de Fortaleza, contemplando 2.566 empregos e R$ 183 milhões de investimentos no interior, alcançando um patamar de 27% de interiorização de empregos. No ano de 2021, esse índice alcançou 72%.

Também foram assinadas 28 resoluções de benefícios. As quais deverão gerar 2.435 empregos diretos e R$ 79 milhões em investimentos no estado. Desse total, 12 estão fora da Região Metropolitana de Fortaleza, contemplando 660 empregos e R$ 40 milhões de investimentos no interior, alcançando um patamar de 27% de interiorização de empregos.

A mensagem ainda ressaltou algumas obras de infraestrutura realizadas pela Adece. Entre elas, a construção de dois galpões industriais: um no município de Pentecoste, para abrigar empresa do ramo calçadista, com geração de 300 empregos diretos e investimento privado de R$ 2.000.000; outro em Irauçuba, gerando 100 empregos diretos e investimento privado de R$ 25.000.000.

Trabalho e empreendedorismo

No tema Trabalho e Empreendedorismo, a mensagem deu destaque a alguns projetos especiais realizados pela Adece, tais como: o programa Impulsiona Ceará, o projeto Desafio Startup, o Programa Crédito Orientado, o Programa Clusters Econômicos de Inovação, entre outros.

Entre as ações realizadas pelo programa Impulsiona Ceará, o documento destacou o apoio a 980 empreendedores, visando a promoção do desenvolvimento das vocações e potencialidades locais.

Já o projeto Desafio Startup, foi ressaltado o apoio a 196 potenciais empreendedores, com o objetivo de atender potenciais empreendedores que são estudantes do ensino superior do estado através da formação voltada para o empreendedorismo inovador.

O programa Crédito Orientado apoiou 2.525 empreendedores. A iniciativa tem a finalidade de atender, por meio de uma trilha, pequenos negócios (microempresas e empresas de pequeno porte) que buscam acessar crédito, realizando intervenções antes, durante e depois da concessão do crédito. Em 2022, foram 2.525 empreendimentos apoiados: 212 empresas de pequeno porte (EPP) e 2.313 microempresas (ME).

Já o programa Clusters Econômicos de Inovação realizou 21 eventos presenciais e quatro online, no formato de live, distribuídos pelas Regiões de Planejamento para divulgação do edital do ciclo 2022 do Programa, com objetivo geral de aproximar o ecossistema de soluções inovadoras e setores estratégicos da economia.

O programa ainda concedeu 147 bolsas a empreendedores de todas as regiões do estado para o desenvolvimento regional do Ceará e participação dos mesmos nos eventos de capacitação da jornada do ciclo 2022. Esses bolsistas iniciaram a jornada de modelagem das soluções desenvolvidas pelo Programa Corredores Digitais e concluíram em 6 meses seu Produto Mínimo Viável (MVP) com soluções para os problemas propostos do ciclo 2022 do Programa Clusters Econômicos de Inovação.