Adece realiza visitas técnicas a cultivos de figo, mirtilo e café no interior do Ceará
4 de maio de 2023 - 11:11 #Adece #Agronegócio #Cientista Chefe #Funcap #SDE
A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizou, nos dias 27 e 28 de abril, visitas técnicas de acompanhamento a projetos de pesquisas ligados ao agronegócio na Chapada do Apodi e no Maciço de Baturité. Os projetos objetivam incorporar novas tecnologias e culturas agrícolas ao agronegócio cearense, com agregação de valor às cadeias produtivas selecionadas.
Na Chapada do Apodi, está em análise a eficiência produtiva do figo em cultivo protegido e a céu aberto. A pesquisa está sendo executada em uma área de quatro mil metros quadrados cedida pela empresa Dani Frutas e é acompanhada por pesquisadores do Instituto Federal de Limoeiro do Norte (IFCE). “Atualmente, o estudo encontra-se no segundo ciclo produtivo e vem obtendo resultados significativos de produção”, explica a técnica da Adece, Ticiana Mesquita.
O mirtilo é outra cultura que vem sendo estudada em sistemas de cultivo protegido no Estado. O estudo está em execução em unidades de pesquisas localizadas no IFCE de Limoeiro do Norte, na Universidade da Integração Internacional Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e no município de Aratuba. A pesquisa está avaliando cinco variedades da fruta: Bluebelle, Emerald, Biloxi XL, Biloxi e Jewel. “As espécies, além de serem mantidas em ambiente protegido, também estão sendo expostas ao sol para que seja avaliado o seu desenvolvimento em condições climáticas típicas do Ceará”, explica o diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural da Unilab, Lucas Luz.
Já no Maciço de Baturité, está em desenvolvimento um estudo sobre a produção de café com alto desempenho em uma área de 3,5 hectares no município de Mulungu. A produção está em análise há dois anos e vem se destacado quanto ao processo produtivo e a qualidade dos grãos. O manejo da produção está sob orientação de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio do programa Cientista Chefe do Governo do Ceará.
Tais projetos são executados por meio de convênio firmado entre Adece, SDE e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A expectativa é que as pesquisas promovam ações de ganhos de produtividade aliados a ajustes em termos de tratos culturais, boas práticas de processamentos e estratégias de diferenciação mercadológica no Estado.