Potencial da Hub de Hidrogênio Verde do Ceará é apresentado à Comissão Especial do Senado

27 de junho de 2023 - 09:45 #

Elton Viana - Ascom Casa Civil - Texto Carlos Gibaja e Tatiana Fortes - Fotos

O governador Elmano de Freitas destacou o esforço do Governo do Ceará para atrair investimentos a fim de viabilizar o Hub de Hidrogênio Verde. Atualmente, são 30 memorandos de entendimento entre o Estado e empresas privadas que pretendem investir na exploração do combustível em solo cearense. Juntos, os protocolos de intenção somam mais de U$ 8 bilhões de investimento. “Temos uma possibilidade histórica de promovermos elevação de renda da nossa população com a mudança da matriz energética, e assim promovermos desenvolvimento para a economia cearense”, destacou.

A Comissão, presidida pelo senador Cid Gomes, tem como objetivo debater, no prazo de dois anos, políticas públicas sobre Hidrogênio Verde, de modo a fomentar o ganho em escala dessa tecnologia de geração de energia limpa e avaliar políticas públicas que estimulem a tecnologia em torno da cadeia de produção. “É fundamental regulamentar o Hidrogênio Verde para que possamos dar as condições jurídicas necessárias para atrair mais empresas e consolidar o Ceará como a casa do Hidrogênio Verde no Brasil”, comentou. “É um tema novo no mundo inteiro e defendo que nossa legislação seja sintonizada com todos os interesses que envolvem a cadeia”, finalizou o senador.

Além do governador e do presidente da Comissão, participaram da solenidade: Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico; Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Hugo Figueiredo, presidente do Complexo do Pecém; Marcelo Ferreira Teles, prefeito de São Gonçalo do Amarante; Francisco Caminha, chefe de Gabinete da Prefeitura de Caucaia; e Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, ressaltou o apoio do governador Elmano de Freitas e do senador Cid Gomes para o projeto do Ceará se consolidar como Hub de Hidrogênio Verde. “Essa gestão compreendeu rapidamente a importância desse projeto, que é do Brasil, especialmente para região Nordeste. E além de manter as conquistas importantes, abraçou e apoia todas iniciativas de energias renováveis e de Hidrogênio Verde para o desenvolvimento do Estado do Ceará”, disse Salmito Filho.

O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, reforçou o potencial do equipamento. “Temos uma oportunidade única de transformação da economia do Ceará através do Hub do Hidrogênio Verde no Pecém”, comentou. Atualmente, o Complexo movimenta mais de 17 milhões de toneladas por ano, gerando mais de 80 mil empregos diretos e indiretos.

Além disso, as projeções apontam que o Ceará tem a capacidade de abastecer o Brasil três vezes apenas com o potencial que tem para a energia solar. Isto sem contar com a grande possibilidade de gerar também energia eólica e produzir H2V. “Estamos entre os melhores do mundo quando tratamos de Hidrogênio Verde, pois podemos produzir em grande quantidade e com um preço competitivo no mercado”, apontou Hugo Figueirêdo.

Ainda nas explanações, foram destacados os investimentos em capital humano que o Governo do Ceará tem realizado para potencializar o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, afirmou que cerca de 10 mil pessoas serão capacitadas para trabalhar no projeto e que a governança envolvendo todos os atores da cadeia produtiva é um dos diferenciais do projeto cearense. “Nossas condições são imbatíveis, por isso precisamos correr no projeto de regulamentar o Hidrogênio Verde. Trata-se de um projeto de Estado que vai mudar a vida das pessoas”, alertou.

Visitas e presenças

Na oportunidade, os membros da Comissão, acompanhados pelos representantes do Governo do Ceará, realizaram visitas técnicas à planta de produção de H2V da empresa portuguesa EDP e ao Porto do Pecém. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, participou da visita. A comitiva utilizou o primeiro ônibus intermunicipal, apto para longas distâncias, 100% elétrico, movido a energia solar.

Também participaram da audiência o professor André Bueno, do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas da Universidade Federal do Ceará (UFC); a professora Carla de Andrade, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC; o professor Fernando Antunes, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC; e o professor Edílson Sá Júnior, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Os professores explicaram tecnicamente os gargalos e potencial do H2V no Ceará.