Impulsiona Ceará: Produtores de cachaça de Viçosa recebem Plano de Ação

27 de junho de 2023 - 18:24 # # # # #

 

Produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) de cachaça de Viçosa do Ceará receberam, na tarde da última segunda-feira (27), o Plano de Ação desempenhado por colaboradores do programa Impulsiona Ceará. O trabalho tem o objetivo de subsidiar e fundamentar estratégias e propor políticas que viabilizem o desenvolvimento local.

Apresentado pelo pesquisador do Instituto Centec, Marcos Renan Magalhães, o estudo destacou os principais pontos abordados, dentre eles: panorama do setor, contextualização e características do arranjo, situação atual, desafios e oportunidades, resultados esperados, indicadores de resultados, ações realizadas e em andamento, ações previstas e acompanhamento e avaliação.

Conforme a diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente, o papel do Estado é de apoiar, impulsionar e fazer acontecer, mas os empresários, produtores, têm o DNA da cachaça. “É um produto super importante para o nosso estado. Esse é só o começo de um trabalho de organização de vocês, com apoio técnico e, a partir de agora, vocês vão mostrar ao Estado os gargalos. Como esse de vocês, temos 107 aglomerados produtivos e 36 APL. Uns mais adiantados e organizados, como o da cachaça. E outros menos”, disse durante o evento.

A necessidade de organização da Região da Ibiapaba, que possui o agronegócio pujante, foi destacada pelo secretário executivo de Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Silvio Carlos Ribeiro. “Precisa de uma governança, não pode fazer sozinho e também não pode só depender do Estado. Todos precisam fazer um trabalho de planejamento e a gente pensar em uma cadeia com agricultura, agroindústria de agregação de valor, certificada, onde a gente possa valorizar o que é da terra. O Ceará produz coisas boas, o cearense gosta, mas precisamos nos organizar bem e nos vender bem. Uma ação dessa vai trazer mais agregação de valor ao nosso produto”, pontuou.

O representante do Instituto Centec, Klécio Gonçalves, destacou as riquezas do Ceará e a necessidade da parceria entre os diversos atores para a continuidade das ações. “O Ceará é muito rico. Com o pouco que ele tem de recurso natural que a natureza oferece, se faz leite de pedra. E por meio do programa, consegui perceber em pouquíssimo tempo como era importante para ajudar nesse desenvolvimento”, completou.

Uma contextualização do histórico de evolução do segmento foi relembrada pelo secretário de Agricultura de Viçosa do Ceará, Antônio José. “São diversos atores que deram contribuições diversas importantes para que a gente vivencie o momento em que Viçosa vive hoje. Esse trabalho que vem sendo desenvolvido, para nós, é importantíssimo”, concluiu.

O Programa

O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Adece, operacionalizado pelo Centec. O programa identificou 36 APL no Ceará, a exemplo das Redes de Jaguaruana, a Cachaça de Viçosa, a Moda Íntima de Frecheirinha, os Calçados do Cariri, Móveis de Marco e o de Serviço de Reparação Automotiva de Tabuleiro do Norte.