Presidente da Adece participa Programa de Educação Executiva internacional em Londres
18 de outubro de 2024 - 11:09
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, integrou uma comitiva de 40 líderes cearenses participantes do Programa de Educação Executiva Internacional, em Londres. A iniciativa, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), aconteceu entre os dias 14 a 17 de outubro, na Imperial College School, considerada a segunda melhor universidade do mundo.
O grupo é composto por líderes cearenses de empresas, governo, universidades e instituições de apoio ao empreendedorismo participa da capacitação. O objetivo da missão foi obter conhecimentos aprofundados acerca de temas relevantes para o desenvolvimento de negócios no Ceará.
No primeiro dia, os cearenses foram recebidos pelo Diretor de Educação Executiva da Imperial College, David Brown. Uma visita guiada pelo campus de South Kensington foi realizada. O grupo também assistiu uma explanação sobre “Dados soberanos: redefinindo a governança digital”, feita por Yves-Alexandre de Montjoye, professor e consultor especializado em inteligência artificial e proteção de dados. A manhã foi concluída com uma palestra sobre “Crowdsourcing e liderança da próxima geração”, com Adam King, autor referência global.
Visitas técnicas também foram realizadas no primeiro dia de programação. Os líderes puderam conhecer de perto a Faculty.ai, líder em Inteligência Artificial (IA) que capacita organizações utilizando a tecnologia para impulsionar a transformação de negócios. O grupo esteve ainda na Bloomberg, empresa global de mídia e tecnologia, que combina serviços de dados, notícias e análises para auxiliar profissionais de setores como finanças, governo, energia e tecnologia a tomar decisões estratégicas.
O campus White City da Imperial College foi explorado pelas lideranças empresariais cearenses no segundo dia da missão. O local é referência como centro de integração entre academia, indústria e empreendedorismo, como foco em inovação científica e tecnologia. Temas como Indústria 5.0 e Computação Quântica também foram abordados durante aulas.
Localizado em White City, Distrito de Inovação de Londres, o campus abriga laboratórios de ponta, centros de pesquisa interdisciplinares e espaços dedicados ao desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para desafios globais. Ele se destaca em áreas como biotecnologia, ciência quântica, energia limpa, aprendizado de máquina e ciências da saúde, combinando pesquisa de excelência com aplicações práticas em benefício da sociedade. Além disso, o campus é pensado para ser um ecossistema de inovação, conectando estudantes, pesquisadores, startups e empresas, promovendo o desenvolvimento de novos produtos e soluções com impacto global.
No terceiro dia da missão, a programação teve início com a sessão acadêmica intitulada “Tecnologia do Futuro Liberada”, conduzida por David Shrier, executivo referência em inovação e disrupção tecnológica. Em seguida, os líderes cearenses participaram do painel “Garantindo Justiça: Testando IA em Finanças para Equidade e Responsabilidade”, com Ruth Misener, mentora expert em Algoritmos de Otimização para Problemas Complexos; Ansgar Walther, referência em Economia Financeira e Regulamentação Bancária; e Tarun Ramadori, PhD em Finanças e Especialista em Mercados Emergentes.
No turno da tarde, a programação seguiu com a sessão “Revolucionando a química: o papel da IA generativa no design de moléculas e Inovação Industrial”, com Ruth Misener e os fundadores da empresa Solve, Linden Schrecker e Jose Pablo Folch. Ao final do terceiro dia, um painel sobre a parceria pioneira do Museu de História Natural de Londres com a Amazon Web Services foi ministrado. Pete Ward, Diretor de Parcerias Corporativas do Museu, e Hilary Tam, Líder de Sustentabilidade e ESG na Amazon Web Services apresentaram como a parceria proporcionou a aplicação de IA para a digitalização do acervo e a transformação digital do Museu, enriquecendo a experiência dos visitantes.
Sustentabilidade, regulamentação e descarbonização foram pauta do último dia da programação. As últimas sessões acadêmicas contaram com aulas da professora Gbemi Oluleye, influente líder global no pensamento e em pesquisas em torno de intervenções para inovação limpa e competitividade de tecnologias sustentáveis.
Após a aula, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, fez uma apresentação sobre as oportunidades relacionadas à transição energética no Ceará.