Governo do Ceará lança Comitê Estadual de Negócios de Impacto
26 de março de 2025 - 19:47 #Comitê Estadual de Negócios de Impacto #Negócios de Impacto
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto Carlos Gibaja e Estácio Jr - Casa Civil - Fotos
O comitê será responsável por coordenar ações de articulação, fomento, regulação e monitoramento dentro do contexto local
Em evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza, nesta quarta-feira (26), o governador Elmano de Freitas comandou o lançamento do Comitê Estadual de Negócios de Impacto (Ceni), grupo que contará com a participação de 17 instituições públicas, privadas e do terceiro setor para coordenar ações de articulação, fomento, regulação e monitoramento dentro do contexto local. O Ceni terá como prioridades o incentivo ao empreendedorismo social, a estruturação de instrumentos financeiros inovadores e a promoção da cultura de impacto nas políticas públicas estaduais. O evento contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
“É um orgulho receber todos vocês para um tema que considero muito importante para a sociedade. Gostaria de agradecer a todas as instituições que irão participar do Ceni. Quem vai estar neste comitê é gente que tira uma parte da sua vida para pensar que políticas podemos desenvolver para encurtar caminhos para muitos. Contem plenamente com o Governo do Ceará para avançarmos o máximo que pudermos”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Com o Ceni, o Ceará se torna um dos estados mais estruturados e preparados para consolidar um ecossistema de desenvolvimento sustentável e inclusivo. O modelo cearense é construído sobre uma governança robusta e multissetorial. Tal abordagem tem ganhado destaque em todo o país, formando um conjunto de elementos favoráveis para práticas de impacto.
Titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho ressaltou a união de diversos setores em busca de soluções para a melhoria de muitas pessoas “O empreendedorismo social e ambiental é uma das alternativas que podem transformar verdadeiramente esse país. Vamos procurar, em um esforço coletivo deste Comitê, uma integração social que possa unir diversos setores para o benefício de muitos”, disse. O Ceni será presidido por um representante da SDE, sempre com ações em alinhamento com a Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto).
Lucas Ramalho, diretor do departamento de novas economias do MDIC, lembrou o pioneirismo do Ceará na área. “É necessário mudar a forma como produzimos, consumimos e distribuímos riquezas. O Brasil tem todo potencial para ser uma potência econômica, verde e inclusiva. O Governo do Ceará é pioneiro nesta iniciativa e queremos chegar em todos os estados da União”, comentou.
Farão parte do Comitê a SDE; Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Junta Comercial do Ceará (Jucec); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria Estadual do Trabalho (SET); Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece); Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade Federal do Ceará (UFC); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio); Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); Assembleia Legislativa do Ceará (Alece); Banco do Nordeste (BNB); Associação Somos Um e Instituto de Cidadania Empresarial (Ice).
Ticiana Rolim, fundadora da Associação Somos Um, se emocionou ao relatar a união de forças para auxiliar um grande nicho de pessoas. “Hoje se entrelaçam diversos setores. Cada um traz uma contribuição única, mas juntos tecemos uma harmonia necessária para a realização dos nossos objetivos. Acredito que é por meio do Poder Público que poderemos resolver problemas em larga escala”, afirmou.
Prefeita de Fortaleza em exercício, Gabriela Aguiar falou em tornar os municípios em verdadeiros exemplos nesta causa. “A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Eu desafio vocês a fazerem as coisas onde elas realmente acontecem: nos municípios. Vamos tornar Fortaleza em um exemplo para todo o país. Esse é um momento histórico para todos nós. Vamos juntos e juntas”, finalizou.