Apicultores do Sertão de Crateús contam com software de monitoramento de apiários
6 de maio de 2025 - 11:41 #Apicultura #APL #colmeias inteligentes #Crateús #Feira Impulsiona Ceará
Ascom Centec
Apicultores de Crateús e de Independência contam com um software que gerencia os dados coletados a partir de suas colmeias. A ação é resultado do projeto Impulsiona Ceará, iniciativa do Governo do Ceará que apoia a política de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) cearenses. Eles participaram de um treinamento no dia 30 de abril sobre o uso da aplicação.
Coordenado pela Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece) e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o Impulsiona Ceará acompanha diferentes APLs desde 2021, realizando ações como consultorias, feiras, planos de ação participativos e rodadas de negócios.
O software é parte do projeto piloto das colmeias inteligentes, que usam conjunto de sensores para aferir dados como temperatura, umidade, pressão e peso e geram diagnósticos sobre eventos indesejados, enviando alertas de perigo para o apicultor. Doze unidades foram instaladas em apiários em Crateús e Independência e acompanhadas pelos consultores do Impulsiona Ceará em conjunto com os apicultores.
As tecnologias são fruto de uma ação desenvolvida pelo Impulsiona Ceará em parceria com o campus Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com os campi Crateús e Boa Viagem do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O objetivo principal é buscar o bem-estar das abelhas e dos produtores para a melhoria da produção de mel.
“Durante o período do projeto piloto, os produtores foram orientados a manter as instalações elétricas e de dados para as colmeias e a fazer a limpeza para evitar danos aos componentes. A versão final do software poderá ser usada também por apicultores que possuem colmeias convencionais, pois, ao inserir manualmente informações sobre as colmeias, ele gera dados importantes para a gestão da produção”, explica Wellington Franco, consultor do Impulsiona Ceará no APL de Apicultura do Sertão de Crateús e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Oficinas
Além das tecnologias, o Impulsiona Ceará desenvolveu uma série de oficinas com os apicultores de Crateús e Independência, abordando a melhoria na produção do mel, a diversificação de produtos e o marketing digital.
“Crateús e Independência são dois importantes centros produtores de mel, com grande potencial de superar o cenário atual, em que grande parte da produção é destinada a outras localidades via atravessadores. Nosso objetivo com as ações do projeto Impulsiona Ceará é agregar valor às iniciativas do setor apícola para potencializar o desenvolvimento local. As oficinas realizadas buscaram estimular a diversificação de produtos, de forma a proporcionar aos apicultores aumento de lucratividade e expansão de suas vendas nos âmbitos regional e nacional. Proporcionar o desenvolvimento dessas localidades é uma das orientações do governador Elmano de Freitas e o projeto vai ao encontro do desafio que nos foi dado”, destaca Danilo Serpa, presidente da Adece.
“Queremos levar aos apicultores soluções práticas e fáceis de usar, que ajudem no dia a dia da produção de mel. A ideia é, com o Impulsiona Ceará, mostrar como a tecnologia pode facilitar o trabalho deles e abrir novas oportunidades, gerando mais renda e fortalecendo as comunidades locais”, destaca o diretor-presidente do Instituto Centec, Cleyton Monte.
Para o presidente da Associação de Apicultores de Independência, Antônio Wilton, as atividades desenvolvidas pelo projeto evidenciam a importância da agricultura familiar e a necessidade de os produtores absorverem novos conhecimentos.
“A apicultura tem muitas dificuldades e nós, apicultores, somos teimosos em não aceitar assistência técnica e novas tecnologias. Por vezes não notamos o que devemos fazer para nos desenvolver, produzir e comercializar melhor. Estamos tendo acompanhamento, vemos o salto que tivemos. É de grande importância quando entidades desenvolvem tecnologias para a apicultura.”
As ações do Impulsiona Ceará no APL de Apicultura do Sertão de Crateús contam com o apoio das Prefeituras de Crateús e de Independência.
Sobre o Impulsiona Ceará
O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.
O Impulsiona Ceará conta com os apoios das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).