Seminário Moda Avante aponta caminhos para a moda cearense com foco em inovação e sustentabilidade
4 de julho de 2025 - 10:30 #CS Moda #Inovação #moda #Moda Avante #Tecnologia
Texto e Imagens: Ascom IEL
O Seminário Vitrine Tecnológica – Moda Avante reuniu, nesta quinta-feira (03), nomes relevantes do setor produtivo, especialistas em inovação e representantes do universo da moda na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Realizado por meio da parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), o evento teve como foco o debate sobre os rumos do setor diante dos desafios e transformações do cenário global.
No seminário foi apresentado um panorama dos primeiros seis meses do projeto Moda Avante, cujo objetivo é implementar uma cultura de inovação nas indústrias do setor de moda cearense. Entre os cases de sucesso, está o “Provador Virtual” de vestimentas, com a finalidade de potencializar a experiência de compra com tecnologia e praticidade.
O encontro também destacou variadas iniciativas voltadas à inovação, sustentabilidade e adoção de tecnologias emergentes para o reposicionamento do setor no estado. Darcyla de Freitas Lima, gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), ressaltou os desafios e o potencial do estado. “O Ceará respira moda, e esse setor é um motor econômico importante. Mas precisamos enfrentar gargalos como a baixa produtividade e a falta de digitalização, principalmente entre as micro e pequenas empresas. O Moda Avante surge como uma resposta concreta a esses desafios.”
A superintendente do IEL Ceará e líder da Transformação Digital do Sistema FIEC, Dana Nunes, destacou o papel da instituição na conexão entre indústria, academia e inovação. “Cumprimos nossa missão ao promover essa interlocução entre universidade, empresa e setor produtivo — a verdadeira tríplice hélice. É uma satisfação reunir as lideranças da moda para apresentar soluções e oportunidades que impulsionem o desenvolvimento da nossa indústria”.
Ao longo da programação, especialistas compartilharam experiências e discutiram tendências que impactam o setor têxtil e de confecção. Entre os destaques estiveram as apresentações de tecnologias voltadas para prototipagem virtual, blockchain aplicado à rastreabilidade de produtos e métodos de produção com menor impacto ambiental.
Para o presidente do Sindroupas, Paulo Rabelo, o seminário reafirma como a tecnologia pode ser aliada da moda, inclusive para pequenos negócios. “O Moda Avante mostra que inovação não é só para as grandes empresas. Hoje, com ferramentas como inteligência artificial e provadores digitais, é possível democratizar o acesso à tecnologia. É o conceito do figital: trazer o digital para dentro das lojas físicas”, explica o empresário, que compartilhou experiências vividas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Descentralização do setor
Durante o Seminário Vitrine Tecnológica – Moda Avante, foram debatidas diferentes formas de internacionalizar a moda cearense por meio da inovação e da valorização da identidade regional.
Pâmela Dias, gestora do Armazém da Criatividade — Porto Digital, explicou que a relação entre economia criativa, tecnologia e inovação em Caruaru-PE se fortalece como um motor de desenvolvimento sustentável e competitivo. “A crescente digitalização dos negócios, aliada ao avanço de startups e iniciativas tecnológicas voltadas para a cultura e o empreendedorismo, impulsiona a cidade a se consolidar como um polo inovador no Nordeste”.
Também foram apresentados projetos desenvolvidos em parceria com o SENAI Ceará, soluções para modelagens digitais, processos circulares e sustentabilidade na cadeia produtiva da moda.
Rafael Rocha, especialista em Relações Institucionais e Novos Negócios da Firjan, relembrou sua formação como ex-aluno do SENAI e destacou como a educação profissional foi decisiva para sua trajetória. “Como ex-aluno do SENAI CETIQT, tive a base que impulsionou minha carreira na indústria. Trabalhei por oito anos com inovação no setor têxtil e tive a oportunidade de registrar diversas patentes. Essa experiência me mostrou que, mesmo em um setor tradicional, é possível inovar com estratégia e gerar resultados sustentáveis para os negócios”.