Em segunda reunião, Ceni debate e delibera ações para fomento de negócios de impacto no Ceará

8 de julho de 2025 - 09:39 # #

Ascom SDE

Com foco no fortalecimento de uma rede integrada para uma governança colaborativa e transparente, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), promoveu nesta terça-feira (7) a segunda reunião do Comitê Estadual de Negócios de Impacto no Estado (Ceni).

O encontro teve como objetivo dar continuidade aos esforços do Governo do Estado na promoção e no fomento de negócios de impacto no Ceará, visando fortalecer o apoio a novos negócios, além de propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto.

Na pauta, a reunião contou com apresentação feita pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SDE, Rennys Frota, sobre eixos temáticos dos grupos de trabalho do Comitê e ações sugeridas entre as instituições envolvidas. “Em nome do nosso secretário Domingos Filho, expressamos entusiasmo e o desejo de aumentar a contribuição de cada um. Destaco a satisfação com o apoio diário de cada órgão. As palavras do governador Elmano de Freitas refletem a nossa visão, pois esta oportunidade permite acelerar uma agenda que representa a identidade do Governo do Ceará e de todos nós”, disse o gestor.

A apresentação do case de sucesso do Rio Grande do Norte, com tema sobre economia de impacto diante da regulação e governança, foi o segundo item da pauta do encontro abordado pela consultora da instituição potiguar, Nadjaluce Barros.

Também foi pautado durante a reunião apresentação do Parque Ecotecnológico de Economia Circular do Jangurussu, feita pelo presidente da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor), Paulo Henrique Lustosa.

Além disso, os membros da delegação debateram sobre impressões de trabalhos realizados pelo Ceni, suas expectativas e sugestões para a atuação, e definição de prazos e responsáveis pelas ações.

Saiba mais

O Comitê Estadual de Negócios de Impacto no Ceará foi instituído por meio do Decreto Nº 36.101, de 1º de julho de 2024, com a missão de articular e implementar a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto, fomentando um ambiente favorável ao desenvolvimento de investimentos e negócios voltados para soluções sustentáveis e de impacto social positivo.

Fazem parte do Comitê: SDE, Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Junta Comercial do Ceará (Jucec); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria Estadual do Trabalho (SET); Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece); Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade Federal do Ceará (UFC); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec); Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece); Banco do Nordeste (BNB); Associação Somos Um e Instituto de Cidadania Empresarial (Ice). Já a Alce que foi representada pelo
deputado estadual, Salmito Filho.