Adece e IEL Ceará realizam segunda edição de feira da empregabilidade e conectam talentos locais a empresas

4 de setembro de 2025 - 12:09 # # # # #

Fotos: Laura Guerreiro / FIEC

Mais de 500 pessoas entre representantes de empresas e candidatos a vagas de trabalho no setor de tecnologia se reuniram no intuito de criar conexões durante a segunda edição do Recruiting Day. A feira da empregabilidade é uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o IEL Ceará. O evento aconteceu na quarta-feira (03), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O Recruiting Day simbolizou mais uma entrega do projeto Geração Tech, também realizado por meio de uma parceria entre Governo do Ceará, por meio da Adece, e FIEC, via IEL Ceará. Ao todo, já foram formadas 2.700 pessoas na área de tecnologia. O projeto caminha para a terceira fase trazendo como novidade a inserção de inteligência artificial na grade.

“Capacitar pessoas e gerar oportunidades é uma das prioridades do governador Elmano de Freitas. O mercado de trabalho cearense tem passado por mudanças significativas. Com a chegada de empresas de padrão nacional e internacional, a economia cearense vem gerando novas oportunidades e competitividade, com maior nível de exigência e qualificação. Em contrapartida, temos salários cada vez mais atrativos. O Geração Tech e o Recruiting Day trabalham para suprir a demanda de profissionais qualificados e a inserção deles nesses postos de trabalho”, afirmou Luís Eduardo Barros, representando o presidente da Adece, Danilo Serpa, durante o evento.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, destacou o impacto positivo do Geração Tech. “É um projeto inovador, não só no Ceará, mas em nível nacional. O Geração Tech já está em sua terceira fase, com mais de 80% dos alunos formados inseridos no mercado de trabalho e esse evento, hoje, vem para mostrar que o Sistema FIEC não só capacita as pessoas, mas também faz toda essa conexão com as empresas. Nós precisamos compreender que a inteligência artificial está entrando em nossas vidas de uma maneira sem volta e precisamos utilizá-la para gerar oportunidades. Já formamos 2.700 alunos e ficamos muito felizes com a repercussão que o programa vem alcançando junto à população. Temos a certeza de que estamos entregando exatamente o que a juventude, os cearenses e as empresas precisam”, afirmou.

A programação do evento contou ainda com palestras de capacitação, mesa-redonda, depoimentos de ex-alunos que tiveram histórias transformadas, dentre outras atividades interativas com os participantes.

Para a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, o Recruiting Day é mais uma grande entrega do IEL Ceará. “O Geração Tech é mais do que um projeto de capacitação em tecnologia, ele é um instrumento de transformação social. Por isso, ele muito nos orgulha. Quando oferecemos uma ação como esta, conectada com as demandas do mercado, estamos abrindo portas para que jovens e adultos construam novas trajetórias de vida. Cada aluno que conclui a formação e consegue uma oportunidade de trabalho representa não apenas uma conquista individual, mas um impacto positivo em sua família e na sociedade. É isso que nos move: transformar talentos em protagonistas do futuro digital do Ceará. Isso não seria possível sem o trabalho de todo o time do IEL, ao qual sou sempre muito grata”, ressaltou.

Oportunidades disponíveis

Entre as empresas participantes do evento, estavam Solar Coca Cola, Global Web, Fortes, ArgoTech, Digital College, Sou Energy, Red Bull, House.JS, Tecnovetti, Ipanema, IH Consultoria, Cardápio Web, RH Otimizado, Kedu, Epro Consultoria Empresarial, Impact, Grupo 3Corações, entre outras. Juntas, as marcas disponibilizaram centenas de oportunidades para os participantes.

Conforme Gleiciane Cândido, Tech Recruiter da Solar Coca Cola, a empresa vem passando por uma transformação digital e a participação da companhia no evento foi estratégica. “As pessoas conhecem a Solar como engarrafadora, mas queremos destacar que estamos investindo fortemente em tecnologia para tornar nossas operações mais robustas e escaláveis”, afirmou. No evento, a empresa disponibilizou um banco de talentos exclusivo para os visitantes do estande, além de ações interativas com jogos e produtos da marca, reforçando a conexão entre inovação e proximidade com o público.

Juliana Sauguellis, gerente de recrutamento e seleção da empresa da Global Web, avialia a participação no evento como uma oportunidade de ter acesso aos talentos locais.

“Temos escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, onde atuamos junto a clientes importantes, como o Banco do Nordeste. Estar aqui nos permite captar talentos, apresentar a empresa para candidatos e construir um banco de profissionais interessados nas nossas oportunidades, o que será fundamental para futuros processos seletivos”, destacou. Segundo ela, a empresa tem mais de 100 vagas abertas para trabalho remoto, presencial e híbrido e para o evento, em específico, foi lançado um banco de talentos exclusivo para os participantes que visitaram o estande, proporcionando ainda brindes como forma de incentivo. “O mercado de tecnologia é altamente aquecido e exige constante atualização por parte dos profissionais. O estudo é a base de tudo, e como as mudanças são muito rápidas, é fundamental que o profissional esteja sempre se aperfeiçoando para acompanhar as demandas do mercado”, finalizou.