Governo do Ceará expõe potencialidades durante a 8ª Expo Ceará Química

12 de setembro de 2025 - 08:01 # # # #

Fotos: Fiec

Com o objetivo de fomentar oportunidades de negócios junto à cadeia química cearense, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) participa, entre os dias 11 e 12 de setembro, da 8ª edição da Expo Ceará Química, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Com mais de 50 expositores e expectativa de 1.500 visitantes, a feira foi aberta, nesta quinta-feira (12), em cerimônia com a participação da secretária executiva da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento do Ceará (SDE), Brígida Miola; dos diretores da Adece Luís Eduardo Barros (Fomento) e Rafael Branco (Suporte a Negócios); do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; do presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Ceará (Sindquímica), Beto Chaves; entre outras autoridades e representantes do setor.

Representando o governador Elmano de Freitas na ocasião, Brígida Miola ressaltou os investimentos públicos que estão sendo realizados pelo Estado junto ao setor, em especial o Polo Químico de Guaiúba, que deve abrigar até 21 indústrias nos próximos anos. “Quem chega ao Polo de Guaiúba se surpreende com a infraestrutura, com a quantidade de empresas que já estão instaladas e que vão se instalar, e como o setor vem crescendo a cada dia mais. Acredito que a Expo Química não é somente uma feira, mas um local para a gente fazer negócios, e são esses negócios que vão fazer com que o estado do Ceará gere mais empregos, mais renda e mais desenvolvimento regional”, comentou Miola.

 

A construção do Polo de Guaiuba contou com investimento de cerca de R$ 4 milhões da Adece na sua primeira etapa. Atualmente, o equipamento possui sete empresas em funcionamento, que contam com incentivos fiscais do Governo do Ceará, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). Durante Expo Ceará Química, a Adece expõe em seu estande os diferenciais e atrativos competitivos do Ceará para investidores do setor.

Para Beto Chaves, o principal intuito da feira é mostrar as inovações da indústria de químicos e conectar empresários do setor e grandes stakeholders do mercado. “A Expo Ceará Química é um movimento da indústria em que trazemos embalagens, insumos e o que há de mais novo para que o mercado possa transformar e colocar na prateleira. É uma feira que vem a cada ano crescendo e gerando mais negócios. Do ano passado para cá, já tivemos 20% de aumento, e acreditamos que nesta edição vamos atingir R$ 12 milhões em bons negócios”, pontua o Presidente do Sindquímica.