Indústria cearense cresce mais que o dobro da média nacional no segundo trimestre
22 de setembro de 2025 - 16:41 #Indústria #pib ceará #PIB Industrial
A indústria cearense registrou crescimento acima da média nacional no segundo trimestre de 2025. Em comparação com igual período de 2024, o avanço da atividade industrial foi de 3,54%, enquanto o do Brasil foi de 1,1%. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), e compõem o resultado positivo alcançado pelo Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, cuja alta foi de 3,86% no período.
“O resultado demonstra que o Ceará, sob a liderança do governador Elmano de Freitas, tem sido arrojado quanto as políticas de desenvolvimento econômico. Dentro da amostragem por setor, percebemos que parte significativa desse desempenho vem de empresas que são beneficiadas pelos incentivos fiscais do governo, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI)”, comenta o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, responsável pela operacionalização do FDI.
Os segmentos com melhor desempenho no setor foram: construção (2,09%), indústria de transformação (3,19%), eletricidade, gás e água (7,03%). Dentro da indústria de transformação, segmento mais impactado pelo FDI, os maiores destaques no segundo trimestre ficaram por conta da expansão produtiva das atividades de metalurgia, produtos químicos e calçados.
“Mais que números, o resultado reflete o exponencial de crescimento de oportunidades econômicas em nosso estado, que beneficiam milhares de famílias. Trata-se de uma realidade próspera decorrente do trabalho estratégico do governador Elmano de Freitas, para colocar o Ceará na rota do desenvolvimento econômico por meio de investimentos que impulsionam as vocações regionais dos municípios e atração de novos investimentos do Brasil e do mundo para o nosso estado”, destaca o secretário do Desenvolvimento do Estado (SDE), Domingos Filho.
PIB cearense
No segundo trimestre de 2025, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 3,86% em comparação ao segundo trimestre de 2024. Os resultados da economia do Ceará são destaques na comparação com o desempenho nacional, que foi: 2,2% no segundo trimestre de 2025 em relação a 2024. O desempenho do PIB estadual, no segundo trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior (primeiro trimestre de 2025), foi de 0,39%. Já o PIB cearense acumulado no ano (primeiro semestre) ficou em 4,15% e no acumulado dos últimos quatro trimestres atingiu 5,58%.