Adece realiza missão voltada para qualificação de mão de obra com foco no setor automotivo
24 de setembro de 2025 - 12:35 #pace #Polo Automotivo do Ceará #Senai
Com o intuito de conhecer práticas focadas em qualificação profissional no setor automotivo, técnicos da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) concluíram, nesta quarta-feira (24), uma missão iniciada na segunda-feira (22) no Estado de Pernambuco. A iniciativa dá continuidade a uma série de outras ações voltadas para o desenvolvimento do Polo Automotivo do Ceará.
Durante a missão, a equipe técnica da Presidência da Adece realizou uma visita do Porto Digital com o objetivo de conhecer o alinhamento com o a planta automotiva da Setellantis no mesmo estado. O grupo visitou ainda as instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai) Santo Amaro, em Recife, para conhecer a experiência de qualificação de mão de obra com vistas atender a demanda do Polo Automotivo da Stellantis.
Para de conferir de perto as práticas realizadas pela instituição de ensino pernambucana, o grupo visitou as instalações do Senai no município de Goiana, localidade cuja Stellantis atua há 10 anos.
Em agosto de 2024, o presidente da Adece, Danilo Serpa, esteve nas operações da Comexport no Espírito Santo. A empresa é a maior do Brasil no segmento de comércio exterior e é detentora da Planta Automotiva do Estado do Ceará (PACE), âncora do Polo Automotivo do Ceará. Na ocasião, o executivo visitou o Centro de Mobilidade do Senai do Estado. O espaço conta com laboratórios, incluindo um dedicado a veículos elétricos, além de oferecer cursos técnicos, qualificação, aperfeiçoamento e certificação internacional em manutenção de veículos.
Polo Automotivo do Ceará
Com investimento inicial de R$ 400 milhões, o empreendimento terá como empresa parceira a Planta Automotiva do Ceará (PACE), da Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport.
Com previsão de gerar até 9 mil empregos, o Polo Automotivo do Ceará é a primeira planta multimarcas do segmento no Brasil. O modelo já é praticado com sucesso em países como o México, Uruguai, África do Sul, Tailândia e Holanda.
Neste mês de setembro a General Motors (GM) foi a primeira marca a anunciar parceria com a PACE. O Chevrolet Spark EUV será o primeiro modelo produzido no Ceará.