Polo Automotivo: Presidente da Adece visita Distrito Tecnológico do Senai em São Bernardo do Campo

10 de novembro de 2025 - 19:05 # #

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de conhecer as práticas voltadas para qualificação profissional no setor automotivo, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, visitou, nesta segunda-feira (10), Distrito Tecnológico do Senai em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.

O local reúne três Institutos de Ciência e Tecnologia e concentra atividades de Pesquisa e Desenvolvimento. A ideia é conhecer os modelos já existentes em diversas localidades do país para o desenvolvimento do Polo Automotivo do Ceará.

“A Adece está trabalhando fortemente para conhecer as melhores práticas relacionadas tanto à capacitação, quanto inovação no setor automotivo. Estivemos também Centro de Mobilidade do Senai, no Espírito Santo e parte da equipe conheceu experiências em Recife”, explica Danilo. A visita em São Bernardo do Campo aconteceu na companhia do Gerente de Relações Governamentais da General Motors, Daniel Capelossi.

Polo Automotivo do Ceará

Com investimento inicial de R$ 400 milhões, o empreendimento terá como empresa parceira a Planta Automotiva do Ceará (PACE), da Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport.

Primeira planta multimarcas do segmento no Brasil, a PACE prevê a geração de até 9 mil empregos. O modelo já é praticado com sucesso em países como o México, Uruguai, África do Sul, Tailândia e Holanda.