Moda Avante promove nova rodada de capacitações em municípios do Cinturão do Jeans
12 de novembro de 2025 - 12:10 #Capacitações #moda #Moda Avante #Setor da Moda

Com foco na transformação digital do setor da moda, foi iniciado, nesta terça-feira (11), uma nova rodada de capacitações em municípios cearenses que compõem o Cinturão do Jeans. As formações iniciaram na cidade de Acarape, seguindo para Ocara na quinta-feira (13) e chegará a Aracoiaba no próximo dia 18 de novembro. A iniciativa faz parte das ações do programa Moda Avante, que é fruto de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Instituto Euvaldo (IEL Ceará) e sindicatos da indústria da moda.
As atividades são conduzidas pelo consultor Fernando Niemeyer, que apresenta ferramentas aplicáveis ao dia a dia das empresas, destacando oportunidades acessíveis às indústrias de diferentes portes. O consultor mostra como a transformação digital pode impulsionar a produtividade e reduzir custos, além de aprofundar as possibilidades de colaboração entre o setor produtivo e as universidades. As capacitações contam com a participação de empresários, gestores, lideranças locais e representantes da academia, tendo como foco a transformação digital e a promoção da conexão academia – indústria.
Lançado em novembro de 2024, o Moda Avante tem como objetivo impulsionar o avanço da indústria da moda cearense com foco em inovação, sustentabilidade e fortalecimento territorial. O programa promove mapeamento de demandas, oficinas locais, cocriação com atores do ecossistema, benchmarking, estímulo ao associativismo e o desenvolvimento de práticas sustentáveis, conectando empresas a soluções inovadoras e a uma governança em construção rumo ao futuro Instituto Moda Avante.
Com áreas de conhecimento que vão da gestão e estratégia da moda à inovação, propriedade intelectual, design, sustentabilidade e neoindustrialização, o programa estrutura um ambiente de desenvolvimento contínuo, cocriado com empresários, academia e lideranças regionais. A ideia é construir, de forma colaborativa, um setor mais forte, competitivo e sustentável, superando lacunas históricas da cadeia produtiva.
