Adece discute avanços do Masterplan do Hub de Hidrogênio Verde com academia e setor produtivo
19 de novembro de 2025 - 10:00 #Adece #fiec #H2V #hidrogênio verde #Masterplan do Hidrogênio Verde do Ceará
Com informações da Fiec

Com o objetivo de discutir os avanços do Masterplan do Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Ceará, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) esteve reunida, nesta terça-feira (18), com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Federação das Indústrias do Estado (Fiec), academia e setor produtivo. Em encontro realizado na Casa da Indústria, o grupo consolidou mais uma etapa estratégica do projeto, que estrutura bases técnicas e operacionais para posicionar o Estado na dianteira da transição energética. A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre Adece e Fiec.
Para o diretor de Fomento da Adece, Luís Eduardo Barros, o convênio representa um passo decisivo na consolidação de uma estratégia estadual robusta. “Agora nós temos um amplo estudo sobre o hidrogênio verde, suas demandas e até nossos concorrentes. Com esse último eixo, que trata das competências necessárias, existe uma base objetiva para estruturar um programa de desenvolvimento do hidrogênio verde no Ceará”, destacou o diretor.
Em destaque, duas entregas centrais previstas para 2025: a Plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará, ferramenta digital que integra dados, mapas interativos e análises sobre o ecossistema do H2V no Pecém; e o estudo “Educação e Competências para o Futuro: Hidrogênio Verde”, produzido em parceria com o Governo do Estado, que mapeia habilidades profissionais essenciais para a cadeia do setor.

A secretária executiva da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Brígida Miola, reforçou que o trabalho cria lastro concreto para o posicionamento do Estado. Ela observou que o Master Plan se tornou um instrumento de validação pública e privada. “É com esse esforço conjunto que conseguimos mostrar que o Ceará já entrega resultados, não é mais só discurso. Hoje temos evidências reais sobre hidrogênio verde, energias renováveis e transição energética justa”, afirmou.
Entre os avanços já reconhecidos, esteve em destaque a plataforma digital do H2V, considerada uma das entregas mais estratégicas do ano. Para o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, a ferramenta projeta o Ceará em um cenário global competitivo. “É um trabalho espetacular que evidencia a competência da FIEC, por meio da equipe do Observatório da Indústria Ceará, e a colaboração das instituições envolvidas. O resultado é de altíssima qualidade e reforça o papel do Estado na transição energética”, avaliou.
Além dos resultados apresentados, a reunião trouxe os próximos passos do convênio, que envolvem a disseminação das informações para indústrias, instituições de ensino e demais agentes da cadeia do H2V, ampliando o alcance dos estudos e fortalecendo o posicionamento estratégico do Estado.
