Adece realiza missão técnica em Minas Gerais para fortalecer o Polo Automotivo do Ceará
19 de novembro de 2025 - 10:46 #Desenvolvimento #pesquisa #Polo Automotivo do Ceará #setor automotivo

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizou, nos dias 17 e 18 de novembro, visitas técnicas para conhecer as principais pesquisas e projetos voltados para o setor automotivo do estado de Minas Gerais. As visitas fazem parte de um conjunto de ações realizadas pela Agência, que visam desenvolver o Polo Automotivo do Ceará, primeira planta multimarcas do Brasil.
Durante a missão, a equipe técnica da Presidência da Adece visitou as instalações da PUC Minas, o Centro de Tecnologia da Mobilidade da Universidade Federal de Minas Gerais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai).
Nos últimos meses, o presidente da Agência, Danilo Serpa, e equipe técnica realizaram visitas a diferentes instituições nos estados do Espírito Santo, São Paulo e Pernambuco. As missões visam conhecer práticas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e capacitação.

Polo Automotivo do Ceará
Com investimento inicial de R$ 400 milhões, a Planta Automotiva do Ceará (Pace), em Horizonte, tem como investidora âncora a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport.
Primeira planta multimarcas do segmento no Brasil, a Pace prevê a geração de até 9 mil empregos. O modelo já é praticado com sucesso em países como o México, Uruguai, África do Sul, Tailândia e Holanda.
Em setembro de 2025, a General Motors foi a primeira marca a anunciar produção na Pace. O Chevrolet Spark foi o modelo 100% elétrico escolhido para dar início às operações da marca em solo cearense.
