Ceará é o único estado do Brasil a participar do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
22 de novembro de 2025 - 08:18 #pace #planta automotiva do ceará #Polo Automotivo do Ceará #salão do automóvel

Previsto para iniciar as operações no início de dezembro, o Polo Automotivo do Ceará é destaque durante o Salão Internacional do Automóvel. Único estado brasileiro a participar do evento, o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), conta com um estande na mostra, que abre ao público neste sábado (22) e segue até o domingo (30), no Distrito de Anhembi, em São Paulo.
“Queremos não apenas atrair novas montadoras para o polo, que é o primeiro multimarcas do Brasil, mas também levar ao Ceará empresas do segmento automotivo com o intuito de complementar a cadeia produtiva, gerando mais emprego e renda para a população. Somos o único estado brasileiro com um estande em um evento que é referência internacional para o segmento”, explica Danilo Serpa, presidente da Adece.
Planta Automotiva
Anunciado em agosto de 2024, o Polo Automotivo do Ceará funcionará na antiga fábrica da Troller, no município de Horizonte, e conta com investimento inicial de R$ 400 milhões, com previsão de chegar a 9 mil empregos quando estiver em pleno funcionamento. O equipamento tem como âncora a Planta Automotiva do Ceará (PACE), fundada pela Comexport, considerada a maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche, entre outras, operam no Brasil por meio da Comexport.
Produção do primeiro Chevrolet no Brasil
Exposto para o público no estande durante o Salão Internacional do Automóvel, o Chevrolet Spark EUV será o primeiro modelo produzido na Planta Automotiva do Ceará. O anúncio foi feito em setembro de 2025 pela General Motors (GM).
A primeira fase da produção do Spark será realizada na modalidade SKD (Semi Knocked-Down), em que o carro chega parcialmente montado em kits, com o planejamento futuro do veículo ser fabricado integralmente no país. A General Motors projeta um volume de produção de 8.800 unidades Spark em 2026 e desenvolvimento de novos produtos.