Expansão do Geração Tech e apoio do FNDE são discutidos em Brasília

29 de janeiro de 2026 - 14:38 # # # # #

Um encontro entre o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a presidente do Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba abordou os próximos rumos do projeto Geração Tech. A reunião aconteceu em Brasília, na sede da autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Na ocasião, Danilo apresentou os números do projeto, realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), voltado para capacitação na área de tecnologia.

“O programa está na terceira edição e, ao final, somando todas as fases, vai totalizar 4.200 profissionais formados e alinhadas às demandas do mercado. Diante da dinamicidade do mercado de trabalho cearense e a vinda de empresas com salários cada vez mais atrativos para uma mão de obra cada vez mais qualificada, apresentamos os próximos passos do projeto e solicitamos o apoio do FNDE com o intuito de expandir as oportunidades”, explica o presidente da Adece.

O Geração Tech surgiu em 2024 com o objetivo suprir a demanda do mercado de trabalho cearense. As aulas acontecem em formato híbrido, combinando aulas presenciais na capital e formação online para alunos do interior do estado. O perfil dos alunos varia entre a preferência de baixa renda, oriundos de escola pública, primeira oportunidade ou requalificação profissional.

Mais de 140 municípios já foram atendidos ao longo das edições, com cursos de Desenvolvedor Full Stack, IA Generativa e IA e Soft Skills para programadores.