Ceará cria Fórum para fortalecer atuação das Agências de Desenvolvimento Regional

4 de fevereiro de 2026 - 08:54 # # # #

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e o Sebrae Ceará realizaram, na última segunda-feira (02), o primeiro encontro do Fórum das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) do Ceará. A iniciativa reuniu mais de 50 representantes de 13 territórios cearenses e integra o projeto Cidades e Territórios Empreendedores.

O Fórum tem como objetivo fortalecer a articulação entre as ADRs e instituições estratégicas, promovendo ações voltadas ao desenvolvimento territorial sustentável. Para o diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco, o espaço consolida a atuação integrada com os territórios. “A Adece atua como facilitadora, conectando as demandas que chegam da ponta às soluções que o Estado e o Sebrae podem oferecer. O foco é transformar o desenvolvimento em resultados concretos para os municípios cearenses”, afirmou o diretor.

Com caráter colaborativo, o Fórum reúne representantes do setor público, da iniciativa privada e da academia. Os encontros ocorrerão bimestralmente e a composição do colegiado contará com um representante titular e um suplente por agência. Neste primeiro ano de realização do Fórum, a coordenação ficará sob responsabilidade da Adece e, a partir do próximo, será avaliada a maturação do grupo para a realização de eleição de uma diretoria formada por representantes das ADRs.

Parcerias

“As agências regionais são vetores fundamentais do desenvolvimento territorial. Esse ambiente de diálogo e troca vai orientar ações mais estratégicas e alinhadas às realidades locais”, destaca a analista de Articulação e Políticas Públicas do Sebrae Ceará, Cibele Guedes, destacando ainda a importância do Fórum como espaço de construção coletiva.

Durante o encontro, a discussão também contou com a participação do diretor de Negócios do Banco do Nordeste (BNB), Vandir Farias, que apresentou informações sobre linhas de crédito e mecanismos de financiamento para apoiar projetos nos territórios. “O Banco do Nordeste se coloca como parceiro estratégico para viabilizar investimentos e contribuir para a transformação das diferentes realidades do Ceará”, comentou.

Antes da criação do Fórum, representantes da Adece e do Sebrae Ceará realizaram visitas às 13 ADRs do Estado para mapear vocações e desafios regionais. A partir desse diagnóstico, o colegiado será organizado em grupos de trabalho estruturados em cinco eixos temáticos: comércio, compras públicas, inclusão socioprodutiva, inovação e sustentabilidade. Entre os próximos encaminhamentos estão reuniões no Observatório da Indústria, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), além da participação nas Câmaras Setoriais instituídas pela Adece.