Câmara Setorial de Segurança Hídrica discute bacias hidrográficas e abastecimento no Ceará
18 de março de 2026 - 11:40 #Águas #Câmaras Setoriais #CS Segurança Hídrica
Com informações da Fiec

A Câmara Setorial de Segurança Hídrica, instituída pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) discutiu, nesta terça-feira (17), na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), a situação das bacias hidrográficas cearenses e a demanda por abastecimento de água para o consumo humano, da indústria, da agropecuária e outras atividades econômicas.
O presidente do colegiado, Heitor Studart destacou a necessidade de trazer a segurança hídrica para o centro do debate entre setor produtivo, poder público e universidade, em especial diante da perspectiva de uma quadra chuvosa abaixo da média em 2026 e da disponibilidade de água nos reservatórios cearenses, que estão com cerca de 42% da capacidade hídrica, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Durante a reunião, a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Ticiana Studart apresentou um panorama sobre a Região Hidrográfica das Bacias Metropolitanas, que engloba 18 bacias independentes, formando um complexo sistema hídrico vital para o Ceará.
Segundo a especialista, apesar da abrangência, a demanda populacional e de setores como indústria e agropecuária supera a capacidade de entrega dos reservatórios locais. Diante do cenário, Ticiana reforçou a importância de diversificar a matriz hídrica.
“Falta água, e a nossa solução realmente ou é transferência do (açude) Castanhão, ou é a questão do reúso, que é pouco, mas em um déficit já é algo a ser considerado, ou a dessalinização”, pontuou.
A reunião contou com a presença de representantes da Adece, da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza, da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FEC), da Federação de Apoio às Organizações de Produtores dos Perímetros Públicos de Irrigação (FAPID), da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará, da Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq), da Câmara Brasil Portugal no Ceará e da União dos Agronegócios do Vale do Jaguaribe (Univale).