CSP: Cronograma do sonho do aço no Ceará

17 de julho de 2012 - 20:11

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém,  teve nesta terça-feira (17) suas primeiras estacadas cravadas. O empreendimento, uma parceria entre a empresa brasileira Vale e as coreanas Dongkuk e Posco, com apoio dos Governos Federal e Estadual, terá uma produção estimada em 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano em sua primeira fase, podendo ser ampliada para 6 milhões de toneladas/ano. Além de placas de aço, a CSP também produzirá energia elétrica para consumo próprio e excedente. O processo de instalação foi iniciado em 2008, mas desde 1960 é um empreendimento sonhado pelo povo cearense. 

Cronograma

Em 16 de dezembro de 2011, a CSP e Posco assinam contrato para construção da Usina Siderúrgica no Ceará. A Posco será responsável pela engenharia, fornecimento de todos os equipamentos, obras de construção e montagem e comissionamento da usina integrada. Nessa fase, o projeto se encontrava na fase de terraplanagem. A Posco, maior siderúrgica da Coreia do Sul e uma das maiores do mundo, junta-se à Vale e à   Dongkuk no projeto, em julho de 2010. Na nova estrutura societária da CSP, a Vale passou a ter, aproximadamente, 50% do empreendimento, a Dongkuk, 30%, e a Posco, 20%.  No dia 04 de novembro de 2011, a Posco assinou o Memorando de Entendimento com a Vale e a Dongkuk, estabelecendo as bases para sua entrada na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

O dia 11 de agosto de 2011 foi um dia histórico para o empreendimento. A presidenta Dilma Rousseff, o governador Cid Gomes e os representantes das empresas acionistas Vale, Dongkuk e Posco iniciaram os trabalhos de terraplenagem da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Esse momento é definido como histórico por concretizar uma obra estruturante considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado e esperado há vários anos.

Em dezembro de 2009, CSP obteve a Licença Prévia para iniciar os trabalhos de terraplenagem em sua área reservada de cerca de 1 mil hectares. A liberação da licença permitiu que fossem realizadas as primeiras atividades concretas no local para a instalação da Siderúrgica cearense, como o desmatamento da área; aprofundamento dos estudos já realizados com o EIA/Rima, como análise da flora e fauna locais, levantamento arqueológico, entre outros.

No dia 17 de junho de 2009, a Vale assinou juntamente com a Dongkuk e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), um memorando de entendimentos com o Governo do Estado e com o município de São Gonçalo do Amarante referente à instalação do projeto de usina siderúrgica. O documento foi assinado com a presença da então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, atual presidente da República.

No ano de 2008 foi dado  início da construção da usina que vai produzir placas de aço no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado no município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) foi constituída com vários estudos de viabilização e implantação. Sendo 51% correspondente a brasileira Vale e 49% Dongkuk.

17.07.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br“>comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)