Comércio e Serviços

 
O setor de serviços do Estado do Ceará alcançou crescimento de 6,2% na receita bruta de junho de 2015 em relação a igual mês do ano anterior, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado mostra um desempenho bem acima da média nacional, que registrou elevação de 2,1% na comparação entre junho de 2015 e 2014. Vale destacar que o setor de serviço tem grande importância na economia cearense, com mais de 73% no PIB total.
 
A média nacional do índice de serviços também foi positiva com crescimento de 2,1%, em comparação com o mês de junho de 2014. Os números superam as taxas dos meses de maio (1,1%) e abril (1,7%).
 
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram). A publicação completa da pesquisa pode ser acessada aqui.