20º ENFLOR / 8a Garden Fair – 9 a 12/7 em São Paulo

19 de julho de 2011 - 09:00

O mercado de flores e plantas no Brasil cresce entre 12% e 15% ao ano, bem mais que a média da economia nacional, com uma movimentação próxima de US$ 4 bilhões em 2010. E para fomentar ainda mais este segmento, cerca de 170 empresas apresentam suas novidades durante o 20º Encontro Nacional de Floristas, Atacadistas e Empresas de Acessórios (Enflor), e da 8ª Garden Fair – Feira de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo, que aconteceu entre os dias 09 a 12 de julho, no Pavilhão da Expoflora, em Holambra, SP. Entre os destaques deste ano ficaram a orquídea Blue Mystique (orquídea azul), as rosas tinturadas, que trazem oito variações de cores, além das novidades em acessórios para floricultura, decoração e paisagismo.

Com faturamento acima de US$ 3,8 bilhões em 2010, o mercado brasileiro de flores e plantas trabalha para ampliar a previsão de crescimento de 2011, que deve ficar em torno de 12%, bem acima da média da economia nacional.

Grande parte do crescimento atual e futuro são creditados à evolução das vendas de flores e folhagens de corte, flores envasadas e mudas de plantas destinadas ao paisagismo e à jardinagem. Do total movimentado no setor, 50% correspondem a esse último segmento, aquecido pela área de construção civil, com o surgimento de novos condomínios e prédios, e também por conta do planejamento urbano em cidades que serão sede da Copa do Mundo em 2014.

Mas o mercado está aquecido e, segundo o coordenador do Enflor & Garden Fair, Renato Opitz, capacitação é um dos desafios que o segmento enfrenta para ampliar ainda mais essflore crescimento. “Hoje, quase 30% da produção nacional de flores e plantas é comercializada em supermercados. Para competir, as floriculturas devem se diferenciar nos serviços, que incluem qualidade do produto, criatividade dos arranjos e excelência na administração”, comenta Opitz.

Através de ações da CSFlores e seus parceiros o Ceará se fez presente com stand causando surpresa para os decoradores e comerciantes do segmento, pois apesar do Ceará participar de forma atuante do segmento há 10 anos, foi a primeira vez que participou com stand, mostrando a importância do setor e da qualidade dos produtos que foram produzidos no estado. A área foi ornamentada pelo design floral Jhonny Pereira e foi destaque no lançamento das variedades Lovely red produzida pela empresa Reijers Ubajara (que é uma variedade sem espinhos) e Ópera produzida pela empresa Cearosa, ambas vermelhas chamaram atenção pela intensidade da cor, durabilidade e abertura do botão floral. Vale destacar que essas variedades foram submetidas em outras fazendas no Brasil, mas aqui no Ceará atingiram a potencialidadeprodução e características fortes da variedade.

Outro grande destaque no stand foi à presença de plantas tropicais que chamaram atenção pela exuberância, formato e tonalidade, fazendo com que o grande centro comercial de ornamentais venha a adquirir com maior freqüência esse produto.

Os objetivos do trabalho foram alcançados fazendo com que os participantes se fizessem conhecer a partir da qualidade dos produtos que são produzidos no Ceará, gerando emprego e renda de uma atividade até bem pouco tempo não praticada em nosso estado.