All About Energy 2011

20 de julho de 2011 - 09:00

As energias renováveis representam 25% da capacidade global de geração energética e distribuem cerca de 18% da eletricidade mundial.

No Brasil, cerca de 85,4% da energia produzida provêm de energias renováveis, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia. Atualmente, a potência instalada no País é de 107 mil MW (megawatts), sendo que 70,2% vêm de hidrelétricas; 24,2% de termelétricas; 2,8% de pequenas centrais hidrelétricas (PCH); 1,9% de usina nuclear; 0,7% de eólicas; e 0,2% de centrais geradoras abaixo de 1 MW.

No que tange o Estado do Ceará, a liderança na capacidade instalada de geração eólica (cerca de 50% do mercado nacional), a instalação da primeira usina solar comercial da América Latina (1MW); a implantação do protótipo de usina das marés no Terminal de Múltiplo Uso do Porto do Pecém; a usina de biodiesel em Crateús e os projetos de biomassa em execução em Pacajus e Jaguaribe representam ações concretas do desenvolvimento desta cadeia produtiva no Estado, o que repercute positivamente na economia local e na especialização de mão de obra para o setor.

A implantação do primeiro curso de graduação do país em energias renováveis, a operacionalização do Túnel de Vento do Centro de Energias Renováveis e Meio Ambiente e a previsão de instalação de fábricas das empresas Suzlon, Fuhrländer, Aeris Energy e investimentos da dinamarquesa Vestas mostram o potencial de expansão do setor no Estado do Ceará.

Por isso, o governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE apoiou o evento All About Energy 2011 visando aprofundar o debate sobre financiamento, política tributária, incentivos, mercado de comercialização, logística, sustentabilidade, economia de carbono, eficiência energética, novas tecnologias, Smart Grid e Geração Distribuída.

No stand do Governo do Estado do Ceará foram apresentados os materiais produzidos pelas instituições ADECE, SEINFRA e FUNCEME, com destaque para o Atlas Solarimétrico do Estado do Ceará e os livros Mapa Territorial Eólico do Estado do Ceará e Energia Solar – Atração de Investimentos para o Ceará.

Todo esforço produzido pela equipe do Governo do Estado foi recompensado com o alcance dos objetivos do trabalho, fazendo com que os participantes do evento adquirissem informações propícias para a atração de futuros investimentos e indústrias do mercado de energias renováveis, gerando emprego e renda para nosso estado.