Ministério do Meio Ambiente capacita técnicos em licenciamento ambiental

19 de outubro de 2011 - 03:00

 

O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) está realizando hoje (19), no BNB Passaré, em Fortaleza, um curso que reforça a parceria entre os ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC).

A ideia é qualificar os alunos com relação às informações ambientais usadas na atração de investidores para os estados. A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) está presente no evento, que conta a participação do técnico operacional em atração de investidores da Agência, Jofre Freire.

A iniciativa é resultado do sucesso da edição de 2010, que teve participação de integrantes da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai), mantida pelo MDIC. Desta vez, além dos alunos da Renai, também está havendo a participação de técnicos e agentes das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e do Banco do Nordeste (BNB).

A expectativa do MMA e dos técnicos do MDIC é de que os 75 alunos conheçam, em linhas gerais, a legislação, as competências para licenciar, os prazos, as etapas do processo, a importância dos estudos prévios de impacto ambiental, entre outras especificidades, e com isso possam oferecer uma melhor orientação aos investidores para agregar valor ambiental aos produtos. O curso pretende, assim, aproximar agentes do setor público, ampliando o diálogo entre as áreas ambiental, da indústria e do comércio.

Programa – O PNC foi instituído em 2005 com o objetivo de capacitar gestores e técnicos ambientais, para ampliar a compreensão e fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Desde então, realizou cursos nas modalidades presencial e semipresencial, capacitando mais de 10 mil alunos, em mais de 2 mil municípios.