Cid Gomes realiza visita de inspeção ao Porto do Pecém

16 de janeiro de 2012 - 13:45

 

O governador Cid Gomes realizou nesta sexta-feira (13) visita de inspeção ao Porto do Pecém. Ele acompanhou o funcionamento e andamento das obras e pôde conferir o ritmo dos trabalhos. Acompanhado do secretário dos Portos, Leônidas Cristino, e do ex-governador Ciro Gomes, o governador conferiu o funcionamento da correia transportadora e o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT).

TMUT do Porto do Pecém

A construção de dois berços de atracação, a ampliação do quebra-mar e o prolongamento da ponte constituem a primeira fase de uma série de três grandes blocos de obras previstas para aumentar a capacidade de movimentação de contêineres e possibilitar a vinda de projetos estruturantes ao Estado, como a siderúrgica, a refinaria premium II e a os produtos da transnordestina. As etapas de ampliação do Porto do Pecém estão previstas para seguir até 2016. Sua construção gerou 800 empregos diretos.

Correia Transportadora

Os seis quilômetros da correia transportadora correspondem à parte do Estado de levar minério de forma rápida, além de evitar riscos ao meio ambiente com o transporte aberto por caminhões. Por ser fechada, impede que partículas de pó espalhem pelo meio ambiente. O minério passa por três torres de transferência, sendo a última instalada na junção da CE-422 e que possibilita a entrega de granéis sólidos às empresas usuárias destes produtos, como a termelétrica. Gerou 300 postos de trabalho durante sua instalação.