Adece participa do V Congresso Cearense de Aquicultura

8 de fevereiro de 2012 - 17:54

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) participará do V Congresso Cearense de Aquicultura de Aracati. Uma das atrações do evento, que começa hoje (9) e prossegue até amanhã (10), no Hotel Mirante das Gamboas, será a palestra do articulador da cadeia produtiva da Tilápia e Camarão da Agência, Pedro Henrique Lopes. Com o tema ” Ações da Adece para o Fortalecimento da Aquicultura Cearense” , ela se apresentará na tarde do dia 10.

O presidente da Adece, Roberto Smith, o deputado federal Antônio Balhmann, o deputado estadual Sergio Aguiar, o secretário de Pesca e Aquicultura do Estado, Flávio Bezerra, o presidente da Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC), Cristiano Peixoto Maia, e o presidente da Associação dos Carnicicultores da Costa Negra (ACCN), Livino Sales, estarão na solenidade de abertura, marcada para hoje (9), ás 18:30.

Balcões de atendimento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do SEBRAE/CE, exposição de peixes ornamentais e artesanato, além das palestras e de uma ampla agenda cultural também integram a programação.

Durante o Congresso, haverá ainda reunião da Câmara Setorial de Carnicicultura e um “Dia de Campo”, quando serão realizadas visitas aos departamentos de produção de pós-larvas, de beneficiamento e a área de produção de camarão da empresa Compescal. “Uma ótima oportunidade para alunos e interessados no setor de carcinicultura visualizar todas as etapas da cadeia produtiva da carcinicultura marinha”, destaca Pedro Lopes.Também serão realizadas reuniões extraordinárias da ACCC e da ACCN.

Confira a Programação:

Palestra de abertura – Dr. Cristiano Peixoto Maia, Presidente da ACCC; – Situação atual e perspectiva da Carcinicultura no Estado do Ceará;

Palestra – Dr. Flávio Bezerra – SPA-CE; Ações realizadas e a Realizar no período de 2011 a 2014

Palestra – Marcio Bezerra, Título: “Interações entre Carcinicultura e Meio Ambiente: Uma Abordagem Técnica sobre a Questão dos Efluentes.”;

Palestra –Dr. Robert Krasnow, Título: “Policultivo – Camarão e Tilápia”;

Palestra – PhD. Dagoberto Sánchez, Título: Propagação de Doenças Virais – FRI-RIBE

Palestra – Palestra SEBRAE/CE

Palestra – Drª Socorro – ACCN – Aspectos Legais da Carcinicultura Brasileira.

Palestra – Dr. Camilo Diógenes – Presidente da Associação Cearense de Aquicultores -ACEAQ

Palestra – Dr. Davi Dias, Título:”Estratégias para Aumentar a Sobrevivência na Carcinicultura” – GUABI

Palestra – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE

Além de contarmos com a realização da Reunião da Câmara Setorial da Carcinicultura, de uma Mesa Redonda com todos os palestrantes compondo a mesa.

Elabora por:

Ítalo Régis Castelo Branco Rocha, Engenheiro de Pesca, Doutorando, Coordenador Técnico de Carcinicultura da NUTRECO FRI-RIBE NUTRIÇÃO ANIMAL S.A., Diretor Comercial da Associação Cearense de Criadores de Camarão –ACCC, Membro da Câmara Técnica Setorial da Carcinicultura – CSCarcinicultura, Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará – AEP-CE.

Assessoria de Comunicação da Adece : Jully Gomes (85) 3101.7679 / 9924.6127