Ceará é o maior produtor brasileiro de tilápia

10 de fevereiro de 2012 - 12:48

 

Participantes do último Agropacto, que teve como palestrante o presidente da Adece, Roberto Smith, contestaram as informações da Agência relativas à posição do Ceará no ranking brasileiro de produção de tilápia. Smith esclarece que o levantamento da Adece, que traz o Ceará como maior produtor nacional, está correto.

“O Ceará é o quarto colocado brasileiro em produção de aquicultura continental, que abrange carpas, trutas, salmão, pintado, tambaqui, dentre outras espécies, inclusive a tilápia. Mas, se pegarmos isoladamente a última, o Estado sobe para a primeira posição, ficando em segundo lugar o Paraná e, em terceiro, São Paulo”, afirma.

Dados da Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq) confirmam que, somente em 2011, o Ceará produziu 27,3 mil toneladas do peixe. Atualmente, existem 60 açudes produtores no Estado, localizado em sete polos de produção, que abrange 57 municípios. São 676 produtores, que tem um potencial de 200 mil toneladas de produção anual. O Ceará detém uma parcela de 20% do total de tilápia produzida no Brasil, seguido pelo Paraná, com 19%.


Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3244.7976/ 9924.6127