Lei do Audiovisual será discutida na Assembleia Legislativa

1 de março de 2012 - 18:33

 

A Associação de Produtores e Cineastas do Norte e Nordeste (APCNN), com o apoio da Câmara Setorial do Audiovisual realizará uma reunião com o diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine) Manoel Rangel. O encontro acontecerá amanhã (02), às 14 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, onde será discutida a Lei 12.485, que trata da criação de um Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Representantes da Adece, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Seculfor), do Banco do Nordeste (BNB), dentre outras entidades da classe  audiovisual cearense também deverão participar.

De acordo com o presidente da APCN, Wolney Oliveira, o processo de  regulamentação da Lei estará aberto em consulta pública até o próximo sábado (03). “A lei é fundamental para a produção audiovisual fora do eixo Sul-Sudeste, pois reserva  30% do montante arrecadado  para serem utilizados  exclusivamente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País”,explica.

Conforme Oliveira, isto significa que, em 2012, dos R$ 400 milhões previstos para investimentos no setor no Brasil, R$ 120 milhões devem ser aplicados  na produção audiovisual das três regiões.

“Se faz necessária à presença de todas as instituições envolvidas, a fim de enriquecer o debate. Uma excelente oportunidade para esclarecermos as dúvidas surgidas com o processo de  regulamentação da Lei”, destaca o presidente.


Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3244.7976