Cid Gomes se reúne com Fiocruz para discutir Polo da Saúde em Eusébio

20 de março de 2012 - 18:05

O governador Cid Gomes recebeu, na última sexta-feira (16) sexta-feira, no Palácio da abolição, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e integrantes do Instituto Bio-Manguinhos. Durante o encontro, foi feita uma atualização dos dados sobre o Polo da Saúde que está sendo instalado no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, e que começará a operar em 2013.

Foi apresentado, durante a reunião, o projeto para um unidade fabril de produção de vacinas em plataforma vegetal. No início, serão produzidas vacinas contra a febre amarela. A plataforma vegetal ficará dentro do Polo da Saúde, que também compreenderá um conjunto de diversos prédios com a produção de vacinas, controles de qualidade, desenvolvimento tecnológico e pavilhão de cursos.

Paulo Gadelha informou que a licitação para o início das construções devem  estar concluídas até o mês de setembro. Serão 30 mil metros quadrados de área construída e 40 mil metros quadrados de área total. O secretário da Saúde, Arruda Bastos, e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, participaram da reunião.

Polo da saúde

Distribuído em 10 hectares no município de Eusébio,  o empreendimento será um polo tecnológico da saúde que  vai priorizar a  produção e a pesquisa nesta área. A FioCruz Ceará deverá reduzir as desigualdades regionais no campo da saúde com foco no ensino de graduação e pós-graduação, atenção primária, desenvolvimento de fármacos, fitoterápicos e medicamentos, além de ações na área da produção industrial.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br“>comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)