Adece instalou a primeira Câmara Setorial de Audiovisual do Brasil

27 de março de 2012 - 18:17

Foi instalada na manhã de hoje (27), na Adece, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Audiovisual. O presidente da Agência, Roberto Smith, o secretário de Cultura do Estado, Francisco Pinheiro, e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Renê Barreira, deram as boas vindas aos representantes de diversas entidades do segmento e coordenaram a solenidade de instalação do fórum.

Depois de instalada oficialmente, a Câmara realizou a sua primeira reunião ordinária, quando foi escolhida democraticamente a diretoria do colegiado. O presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas da Assembleia Legislativa do Ceará (Inesp), Paulo Linhares, foi eleito o presidente da Câmara. O professor da Unifor, Edvaldo Siqueira, e o gerente da Estação de Luz Filmes, Sidney Girão, foram eleitos primeiro e segundo secretários, respectivamente. Também foi definida que as reuniões da Câmara serão realizadas durante as tardes da terceira quarta-feira de cada mês.

Na ocasião, o cineasta Rosemberg Cariri destacou que o segmento do audiovisual viveu um momento histórico na manhã de hoje, quando foi definido um leque amplo e representativo que sinaliza uma possibilidade real de um grande salto para o Ceará.

Já o presidente eleito classificou como fascinante o desafio de estar na linha de frente da estruturação e esforço de canalização de recursos para o setor. “O encantamento do cinema e o amor intenso pelo audiovisual é o que move todos os envolvidos. Temos muito trabalho pela frente, mas o momento é de total entusiasmo por todo esse reconhecimento e suporte que estamos recebendo”, declarou.

Entidades presentes na reunião:

• SECULT

• SECULTFOR

• UNIFOR

• VILA DAS ARTES (PMF)

• INESP (ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA)

• ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES E CINEASTAS DO CEARÁ

• ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES E CINEASTAS DO NORTE E NORDESTE