Adece instala a Câmara Setorial do Trigo

11 de abril de 2012 - 17:50

O Ceará possui atualmente 2.500 padarias, cinco mil indústrias de massa, pães e biscoitos, quatro moinhos de trigo, além de ter a segunda maior empresa produtora de biscoitos do mundo e ter o segundo maior setor de moagem de trigo do País. O segmento industrial de massas e biscoitos no estado gera 7 000 empregos diretos. Na panificação, são em torno de 30 000 empregos. Os dados são do presidente do Sindicato das Indústrias de Trigo do Ceará (SindTrigo), Cláudio Fontenele, que falou sobre a magnitude do segmento no Estado, durante a instalação da Câmara Setorial do Trigo.

O evento, que aconteceu na tarde de ontem (10), na sede Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), contou também com as presenças do presidente da Adece, Roberto Smith, do presidente da Fiec, Roberto Macedo, do diretor de Agronegócio da Adece, Reginaldo Lobo, dentre outras autoridades e representantes do setor.

Essa já é a 19ª câmara setorial implantada pela Adece. De acordo com Smith, o trigo faz parte da trajetória civilizatória do homem e tem ainda enorme importância para a economia e o mercado. “Desejo as boas vindas a mais esse instrumento de discussão e ação, esperamos desenvoltura nos debates e nos processos de trabalho. O nosso intuito é que os membros façam um planejamento coerente, estabeleçam metas e tomem decisões com objetividade. Dessa forma, os principais empecilhos serão removidos, enriquecendo sobremaneira os setores representativos do produto”, declarou.

ENCONTRO: Também na tarde de ontem, antes da instalação da Câmara do Trigo, as câmaras setoriais ligadas ao setor industrial – cajucultura, carnaúba, eletrometalmecânica, energia eólica, fruticultura, leite, mel, minerais e reciclagem se reuniram no mesmo local com Roberto Smith, Roberto Macedo e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi), Carlos Matos. Na ocasião, eles conversaram sobre temas como inovação, crédito, legislação ambiental, logística e integração.

Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3244.7976