Banco Mundial: Ceará é o primeiro estado brasileiro a utilizar operação P4R

25 de maio de 2012 - 18:24

O Estado do Cará será o primeiro estado brasileiro a utilizar o modelo P4R (programa por resultado) para operação de crédito junto ao Banco Mundial (Bird). A definição do modelo aconteceu nesta sexta-feira (25), no Palácio da Abolição, durante reunião entre o governador Cid Gomes, secretários e diretores do Banco Mundial. O novo modelo substituirá a operação SWAp e tem como características o financiamento de programas, desembolso por resultados, fortalecimento da capacidade institucional e gerencia de riscos fiduciários e de salvaguardas. “O Ceará tem tradição de ousar para avançar e superar desigualdades. Me estimula o desafio de sermos pioneiros”, disse o governador Cid Gomes.

O representante do Banco Mundial, Tom Kenyon, destacou os avanços que o Ceará tem alcançado e salientou que uma das principais características do Bird e seus parceiros é estimular desafios para obter resultados que tenham grande alcance junto à população.  Para o secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, o pioneirismo do Ceará “é o reconhecimento de que o Estado do Ceará alcançou a maturidade para uma aliança desse modelo, que é um aperfeiçoamento do SWAp”. modelo P4R entrará em vigência em 2013.

No Ceará, o Banco Mundial participa com o SWAP há oito anos, desde o SWAP I, em 2004, que teve como meta a consolidação fiscal e o SWAP II, voltado para programa de gestão por resultado no Estado. O P4R tem como meta apoiar o crescimento econômico com redução das desigualdades e sustentabilidade ambiental do Ceará e tem valor de US$ 350 milhões.

Participaram ainda da reunião os secretários Arialdo Pinho (Casa Civil), Adail Fontenele (Infraestrutura), Izolda Cela (Educação), Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário), Evandro Leitão (Desenvolvimento Social), Camilo Santana (Cidades), Mauro Filho (Fazenda), João Melo (Controladoria Geral), Bismark Maia (Turismo) e René Barreira (Ciência e Tecnologia).

25.05.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado