Correios lança selo sobre energia eólica

14 de junho de 2012 - 18:54

Evento vai contar com a participação de representantes do setor, que falarão sobre o cenário atual da energia eólica no Estado. Ceará é hoje o primeiro no ranking de potência instalada oriunda da energia dos ventos.

Os Correios realizam nesta sexta-feira (15) o lançamento do selo “Energia Renovável – Eólica”, às 10h, no auditório da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). A escolha dessa data faz alusão ao Dia Mundial do Vento. A cerimônia contará com a participação de representantes do setor de energia eólica, a exemplo do vice-presidente do conselho administrativo da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Lauro Fiúza, do presidente da Agência de Desenvolvimento do ESstado do Ceará (Adece), Roberto Smith, e do presidente da Câmara Setorial de Energia Eólica do Ceará, Adão Linhares.

Por meio da emissão deste selo, os Correios demonstram o seu compromisso com a preservação ambiental no contexto do Mercosul e divulgam a potencialidade do Brasil no desenvolvimento de fontes renováveis. Dentre os estados brasileiros, o Ceará está em primeiro lugar no ranking nacional de potência instalada oriunda da energia dos ventos. Atualmente, são 17 parques eólicos em operação no território cearense, que geram 518,9 megawatts (MW) de energia.

Mais sobre Energia Eólica

A energia eólica vem conquistando crescente importância na composição da matriz elétrica brasileira. Atualmente o país conta com 1.471 MW de capacidade instalada e um potencial de 300 gigawatts (GW). Além do reduzido impacto ambiental, a energia eólica contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a universalização do atendimento de fornecimento elétrico, atuando, ainda, de forma complementar ao sistema hidrelétrico e substituindo a geração dessa fonte nos meses de seca.