Inova Ceará 2012 estimula a inovação nas empresas cearenses

4 de julho de 2012 - 18:02

Para estimular a inovação nas empresas cearenses, o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), ligado ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sistema FIEC), está realizando hoje (4) e amanhã, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza, o VIII Seminário de Gestão da Inovação – Inova Ceará 2012. O evento conta com apoio institucional da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a presença dos membros da sua diretoria de Desenvolvimento Setorioal.

Na oitava edição, o Inova reúne os atores do processo de inovação – poder público, academia e setor produtivo – em torno de uma programação diversificada de palestras, workshops, mostra tecnológica de produtos, serviços e processos inovadores e apresentação de cases de sucesso.

Ideias e projetos inovadores têm espaço reservado na programação. Uma equipe de mentores está disponível para orientar os interessados em informações sobre como aumentar a chance de êxito em um novo negócio no formato startup – empresas de baixo custo, com atividades ligadas a pesquisas e com ideias inovadoras.

Como parte da programação da edição 2012 do Inova, o INDI homenageará com o Troféu Inova 2012 um cearense que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento brasileiro por meio da inovação: o marechal Casimiro Montenegro Filho. O marechal, cearense, faleceu em 2000, foi criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico de Aeronáutica (atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira) e é patrono da área de engenharia da Força Aérea Brasileira e da Academia Nacional de Engenharia.

O diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Carlos Ganem; o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Pacheco, e o diretor adjunto de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sérgio Moreira, são os destaques da programação.

Startups – Empresas essencialmente inovadoras, de baixo custo, de rápido retorno financeiro. Durante o Inova, será realizado ainda o 2° Seminário Cearense de Startups. Voltado ao meio empresarial e acadêmico, o seminário discutirá a importância das startups e também irá trazer cases de sucesso de empresas brasileiras e da israelense Kyron Systems.

Inovação em números – A Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec 2008) divulgada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz resultados expressivos sobre inovação no Ceará e no Brasil. Cerca de 100 mil empresas foram pesquisadas, dessas 2.085 cearenses. Dentre as empresas cearenses pesquisadas 59,7% inovaram em suas atividades.

Serviço
VIII Seminário de Gestão da Inovação  – Inova Ceará 2012
Data: 4 e 5 de julho, das 8h30 às 17h30
Local: Hotel Vila Galé (Av. Dioguinho, 4189, Praia do Futuro)
Inscrições: www.seminarioinova.com.br