Coreanos se interessam pelo Ceará

12 de julho de 2012 - 19:08

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, recebeu hoje de manhã uma equipe de professores coreanos interessados em conhecer a política de desenvolvimento do Estado. Eles estão interessados na parte de promoção de exportações e querem estreitar as relações com o Ceará.

Participaram da reunião também o presidente da Emazp, Eduardo Macedo, e o diretor da associação Brasileira das ZPEs, Victor Samuel. É a primeira vez que os professores coreanos se reúnem com a Adece. O governo coreano tem um programa de apoio a países emergentes e amigos e está conhecendo ZPEs do Nordeste. A equipe já conheceu a ZPE da Parnaíba (PI) e a do Pecém (CE). O grupo vai visitar a de Suape (PE) e a de Ilhéus (BA). A Coreia é conhecida por ter um sistema bem adiantado de ZPEs.

Estiveram presentes o professor Yoon Taek-Dong (do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, da Hankuk University of Foreign Studies), o professor NamKi Chung (do Departamento de Economia da Dong-A University) e o professor Ro-Sung Kwak (da Escola de Economia e Comércio Internacional, da Dongguk University).

Eles foram acompanhados por Leonardo Rabelo de Santana, coordenador de Análise de Projetos do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Os professores se comprometeram a enviar um relatório com todos os detalhes do funcionamento do sistema de ZPEs coreano. O governo cearense se mostrou interessado em fazer uma visita para conhecer a experiência bem-sucedida da ZPE coreana.


Assessoria de Comunicação da Adece – (85) 3244.7976